Produzir e fruir imagens digitais: Um desafio pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0118

Palavras-chave:

Interação, Aulas digitais, Jogos online, Mediação artística online, Ensino remoto

Resumo

O artigo examina proposições de ensino das artes da cena para crianças e jovens em escolas mediante encontros virtuais, em razão da impossibilidade de aulas presenciais acarretada pela pandemia. São destacadas interessantes soluções inventadas por docentes no campo da representação, de jogos e performances. No entanto, problemas educacionais de caráter estrutural, assim como dificuldades de ordem material que atingem particularmente as camadas de menor renda constituem fortes obstáculos à efetividade desse ensino.

Biografia do Autor

Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Universidadfe de São Paulo (USP)

Pós-doutorado em Tétuan, Marrocos. Doutorado em Études Théâtrales - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle). Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação (ECA/USP). Professora titular da Universidade de São Paulo, atuando na área de Licenciatura em Artes Cênicas quanto no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Bolsista de Produtividade CNPq nível 1C.

Referências

CARVALHO, Louise Loeser de. Mediação em artes cênicas na pandemia:desafios e possibilidades para a geração de impactos formativos durante o distanciamento social. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

DUBATTI, Jorge. Convivio y tecnovivio: el teatro entre infancia y babelismo. In: Revista Colombiana de las Artes Escénicas, Caldas/Colombia, 9, 44-54, 2015.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: Introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Edições Sesc, 2016.

MAGRIS, Erica, PICON-VALLIN, Béatrice. Les théâtres documentaires. Montpellier: Deuxième Époque, 2019.

PAVIS, Patrice. Dicionário da Performance e do Teatro Contemporâneo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

PUPO, M. L. de S. B. Produzir e fruir imagens digitais: Um desafio pedagógico. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-16, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0118. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20496. Acesso em: 5 dez. 2021.