Broadway ou West End: Influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0110

Palavras-chave:

Broadway, West End, Musicais Anglófonos, Influências, Teatro Musical Brasileiro

Resumo

Este artigo buscou levantar uma questão acerca da nomenclatura dada a uma vertente do Teatro Musical, que comumente é designada no Brasil como sendo “da Broadway”, em uma espécie de categorização de um estilo de musical ao invés de uma denominação da localidade de origem do espetáculo. A proposta apresentada neste artigo foi denominar esses espetáculos como “musicais anglófonos” – uma vez que muitos desses musicais importados para o Brasil tiveram sua origem tanto no West End (em Londres) quanto na Broadway (em Nova Iorque) – e apresentar suas influências no crescimento dessa vertente teatral no Brasil contemporâneo, tanto na produção desses musicais importados e realizados “no” Brasil quanto na produção de musicais originais “do” Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Elias Mundim, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutorando do PPG-CEN da UnB (2019-2021). Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-Arte da UnB (2018). Mestrado e Bacharelado em Interpretação Teatral, Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Ciência da Computação, todos pela Universidade de Brasília (UnB). Docente na Universidade de Brasília.

Referências

BALK, H. Wesley. The Complete Singer-Actor Training for Music Theater. Minnesota: University of Minnesota Press, 1977.

BELTER, Christina. The Modern Musical: Recent trends and the narrowing gap between Broadway and the West End. Voucher College - Verge, 2008. Disponível em http://hdl.handle.net/11603/2501 - Acesso em: abr. 2021.

BRANDÃO, Tânia. Introdução - Uma Cena de Muitas Histórias. In: GASPARANI, Gustavo; RIECHE, Eduardo. Em Busca de um Teatro Musical Carioca. Coleção: Aplauso Teatro. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.

CARGAS. Cargas D’Água: Out Of Water - A Brazilian Pocket Musical, 2019, https://palcoteatrocinema.com.br/2019/08/24/out-of-water-musical-versao-americana-do-premiado-cargas-dagua-um-musical-de-bolso-estreia-em-nova-iorque/ - Acesso em: jun. 2021.

CAPES. Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior. http://www.capes.gov.br - Acesso em: jun. 2021.

COLLAÇO Vera Regina Martins; FALEIRO José Ronaldo. Uma Pesquisa Prática do Musical na Universidade: Encontro com Aracy Cortes. Revista Poiésis, Niterói, 11(16), p. 24-39, 2010.

DEER, Joe. Directing in Musical Theatre: an essential guide. London and New York: Routledge, 2014.

DEER, Joe; VERA, Rocco Dal. Acting in Musical Theatre - A Comprehensive Course. London, USA and Canada: Routledge, 2008.

DUARTE, Marcia de Freitas. Práticas de Organizar na Indústria Criativa: a Produção de um Espetáculo de Teatro Musical em São Paulo. 2015. Tese (Doutorado Administração) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, 2015.

ESTEVES, Gerson da Silva. A Broadway não é aqui - Teatro musical no Brasil e do Brasil: uma diferença a se estudar. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2014.

EWEN, David. The Story of America's Musical Theatre. Chilton Company, Philadelphia/New York, 1967.

FERRACINI, Renato. Ação física: afeto e ética. Urdimento, Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 13, p. 123-133, 2009. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009123. Acesso em: fev. 2021.

FREITAS, Nanci de. Presença Oswaldiana no Teatro Estádio de José Celso Martinez Corrêa: antropofagia, mestiçagem cultural, terreiro eletrônico. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 16, p. 109-117, 2011. em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101162011109 . Acesso em: mai. 2021.

IBDB. Internet Broadway Database. http://www.ibdb.com - Acesso em: mai. 2021.

IUKTDB. Internet UK Theatre Database. https://www.uktw.co.uk/archive/ - Acesso em: mai. 2021.

KOELSCH, Stefan. Brain correlates of music-evoked emotions. Nature Reviews | NEUROSCIENCE – volume 15, p.170–180, march 2014. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nrn3666https://doi.org/10.1038/nrn3666. Acesso em: jun. 2021.

MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Global Editora, 1997.

MARTEL, Frédéric. Mainstream: a Guerra Global das Mídias e das Culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MOLNAR-SZAKACS, Istvan; OVERY, Kate. Being Together in Time: Musical Experience and the Mirror Neuron System. University of California Press. Music Perception: An Interdisciplinary Journal, Vol. 26, No. 5, p. 489-504, June 2009. Disponível em: https://online.ucpress.edu/mp/article-abstract/26/5/489/62447/Being-Together-in-Time-Musical-Experience-and-the?redirectedFrom=fulltexthttps://doi.org/10.1525/mp.2009.26.5.489. Acesso em: jan. 2021.

MOLNAR-SZAKACS, Istvan; OVERY, Kate. Music and mirror neurons: from motion to 'e'motion. Social Cognitive and Affective Neuroscience, p. 235-241, 2006. Disponível em: https://academic.oup.com/scan/article/1/3/235/2362883https://dx.doi.org/10.1093/scan/nsl029. Acesso em: jan. 2021.

MUNDIM, Tiago Elias. A utilização de tecnologias em processos de aprendizagem, treinamento e performance do ator-cantor-bailarino de Teatro Musical. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34744. Acesso em: fev. 2021.

MUNDIM, Tiago Elias. Contextualização do Teatro Musical na contemporaneidade: conceitos, treinamento do ator e Inteligências Múltiplas. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16165. Acesso em: fev. 2021.

MUNDIM, Tiago; LIGNELLI, César. Acting Through Song: a música como norteadora para o desenvolvimento das habilidades do ator-cantor-bailarino no Teatro Musical. Vozes em Ensaio - Rebento: Revista das Artes do Espetáculo (Unesp), São Paulo, nº. 10, p. 19-45, junho 2019a. ISSN: 2178-1206. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/349. Acesso em: fev. 2021.

MUNDIM, Tiago; LIGNELLI, César. Recorrentes vias de comoção da plateia em espetáculos de Teatro Musical. Repertório, Salvador, ano 22, nº 33, p.253-270, dezembro 2019b. ISSN: 2175-8131. Disponível em:

https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/32422 http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i33.32422. Acesso em: fev. 2021.

MUNDIM, Tiago Elias. A utilização da tecnologia no desenvolvimento das habilidades artísticas inerentes ao ator-cantor-bailarino no Teatro Musical em tempos de isolamento social. ouvirOUver, Uberlândia, v. 16, n. 2, p.624-636 jul.|dez. 2020. ISSN: 1983-1005. Disponível em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/53742 https://doi.org/10.14393/OUVv16n2a2020-53742. Acesso em: fev. 2021.

RUBIM, Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. Revista Poiésis, Niterói, nº 16, p.40-51, dez., 2010.

TAYLOR, Millie. Musical Theatre, Realism and Entertainment. London and New York: Routledge, 2016.

VENEZIANO, Neyde. De Pernas Para o Ar: Teatro de Revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

VENEZIANO, Neyde. Melodrama e Tecnologia no Musical Brasileiro. Anais do Congresso da ABRACE, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2008.

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Campinas: Pontes: Editora da Unicamp, 1991.

VENEZIANO, Neyde. Preconceito e Teatro Musical. In: Rebento: Revista de artes do espetáculo, nº 3, p. 36-44, 2012.

VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo (p.09-11) e É Brasileiro, Já Passou de Americano (p. 52-61). Revista Poiésis, Niterói8, nº 16, Dez.,2010.

WAGNER, Richard. A Obra de Arte do Futuro. Lisboa: Antigona, 2003.

WAGNER, Richard. The Art-Work of the Future. Translated by William Ashton Ellis. In: Richard Wagner's Prose Works. V. 1, 1895, p. 69-213. The Wagner Library, Edition 1.0. Disponível em: http://users.skynet.be/johndeere/wlpdf/wlpr0062.pdf - Acesso em: maio 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-14

Como Citar

MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: Influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441. Acesso em: 21 nov. 2024.