Experimentos didático-pedagógicos sobre a estética da domesticidade e a linguagem da câmera na web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0114

Palavras-chave:

Espaço cênico, Estética da domesticidade, Performance digital, Linguagem audiovisual, Práticas didático pedagógicas

Resumo

A partir de uma pesquisa prática realizada com alunos de disciplinas sobre cenografia na Universidade Federal de Minas Gerais, este artigo buscou levantar algumas reflexões sobre a adaptação e o deslocamento de determinadas práticas didático-pedagógicas ligadas ao campo da cenografia teatral para o campo da linguagem audiovisual no contexto da internet. Pretendeu-se compartilhar alguns breves exemplos de performances digitais realizadas pelos alunos, nas quais se buscou encontrar pontos de contato entre as diferentes espacialidades domésticas, para se levantar alguns questionamentos sobre a estética da domesticidade apropriada pela linguagem da câmera na internet.

Biografia do Autor

Eduardo dos Santos Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)  com sanduíche na Columbia University. Mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG. Arquiteto, cenógrafo. 

Cristiano Cezario Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto na Escola de Arquitetura da UFMG. Arquiteto, cenógrafo. 

Tereza Bruzzi de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

MRes/UL e Doutoranda na EBA na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Professora do Teatro Universitário da UFMG. Arquiteta, Cenógrafa e Figurinista. 

Referências

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasilense, 2003.

DIRETÓRIO dos grupos de pesquisa no Brasil. Barracão: Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Cenografia e outras práticas espaciais cênico-performáticas. 2014. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8430353857049429>. Acesso em: 30 out. 2019.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e a luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

PEDRON, Denise. A escrita de si e a criação da cena experiência - Domingo. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

ANDRADE, E. dos S.; RODRIGUES, C. C.; CARVALHO, T. B. de. Experimentos didático-pedagógicos sobre a estética da domesticidade e a linguagem da câmera na web. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-26, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20409. Acesso em: 5 dez. 2021.