Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0104

Palavras-chave:

Teatro musicado, História do teatro brasileiro, Gêneros teatrais

Resumo

Este artigo apresenta o caminho histórico do abrasileiramento da opereta e da revista de ano até a composição de gêneros de palco novos, a burleta e a revista carnavalesca, a fim de pontuar sua extrema importância para a constituição do teatro brasileiro. Trata-se da exposição deste percurso, de maneira a demonstrar a ampla motivação musicada do teatro brasileiro de todos os tempos e como, na verdade, o teatro musicado popular nunca foi um tipo periférico de arte cênica, quando comparado com o teatro “literário”, ou “moderno”, mas, sim, consiste no centro, no motivador, sendo talvez o gênero mais proeminente, da conformação do teatro nacional.

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Biografia do Autor

Larissa de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) (2016), e Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2008-09). Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp - 2006), mestrado em Teoria e História Literária pela  mesma Universidade (2002).  Professora de dramaturgia, história e teoria do teatro no Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, Unicamp (SP), desde março de 2009.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

NEVES, Larissa de Oliveira. Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20378. Acesso em: 13 nov. 2024.