(Trans)formações do Palhaço: Breve história dos tipos clássicos da palhaçaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0206

Palavras-chave:

Artes da cena, Artes circenses, Palhaçaria, Palhaço, Tipos cômicos

Resumo

O presente artigo é um recorte atualizado da pesquisa (Trans)Formações do Palhaço: História dos Tipos e Técnica na Arte da Palhaçaria (2014). A investigação buscou compreender a constituição da figura do palhaço. Por meio de diversas referências. Os principais tipos clássicos, especialmente a dupla cômica Branco e Augusto e o Contra-Augusto, identificando algumas de suas características. Acredita-se que a diversidade encontrada em diversos contextos influenciou as concepções de palhaço presentes na contemporaneidade. Com essa contribuição é possível, portanto, refletir sobre como a arte da palhaçaria vem se desenvolvendo culturalmente.

Biografia do Autor

Jonathan Brites Sena, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Artes da Cena na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Graduação em Artes Cênicas pela UFG. Professor do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista de Goiânia.

Natassia Duarte Garcia Leite de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em arte pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Artes Cênicas ambos pela mesma Universidade. Professora dos cursos de graduação em teatro e direção de arte; e do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena - UFG.

Referências

AUGUET, Roland. Historie et legende du cirque. Paris: Flammarion, 1974.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

CASTRO, Alice Viveiros de. Elogio da Bobagem. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

COURTINE, Jean-Jacques. O corpo inumano. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, George (orgs.). História do Corpo. (Vol. 1.Da Renascença às Luzes). Tradução: Lúcia M.E. Orth. Petrópolis: Editora Vozes, 2008a, p.487-502.

COURTINE, Jean-Jacques. O corpo anormal – História e antropologia culturais da deformidade. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, George (org.). História do Corpo. (Vol. 3. As Mutações do Olhar: O Século XX). Tradução e revisão: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 2008b, p.253-340.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução: de Aurélio Guerra Neto, Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.

FO, Dario. Manual Mínimo do ator. São Paulo: Editora Senac, 1998.

I CLOWNS. Direção: Federico Fellini. Produção: Elio Scardamaglia. Local: Itália. 1970.

MATOS, Débora de. A formação do palhaço: Técnica e pedagogia no trabalho de Ângela de Castro, Ésio Magalhães e Fernando Cavarozzi. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Artes – Universidade do Estado de Santa Catariona, Florianópolis, 2009.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

Sena, Jonathan Brites. (Trans) Formações Do Palhaço: História Dos Tipos e Técnica na Arte da Palhaçaria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Goiás, 2014.

SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e Teatralidade Circense no Brasil. São Paulo: Editora Altana, 2008.

THE BUTTERFLY CIRCUS [O Circo das Borboletas]. Direção: Joshua Weigel. Produção: Joshua Weigel, Rebeca Weigel, Angie Alvarez. Local: Estados Unidos da América. 2009.

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

SENA, J. B.; OLIVEIRA, N. D. G. L. de. (Trans)formações do Palhaço: Breve história dos tipos clássicos da palhaçaria. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-22, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19977. Acesso em: 5 dez. 2021.