Vício, metateatralidade e enfado em The Connection, de Jack Gelber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0204

Palavras-chave:

Teatro estadunidense, Jack Gelber, Metateatro, Off-Broadway

Resumo

O artigo analisa The Connection, de Jack Gelber, estreada em 1959, no Living Theatre, onde se tornou um fenômeno cultural da Off-Broadway nova-iorquina. Utilizando o recurso da peça-dentro-da-peça, a obra mescla a espera de um grupo de viciados em heroína pela chegada de seu fornecedor, apresentada de modo bastante desimpedido, com o registro do próprio processo de dramatização do cotidiano de usuários de narcóticos. Através do estudo de sua ossatura metateatral, bem como de suas ambíguas provocações a diversas tendências formais e temáticas típicas do mainstream estadunidense coetâneo, propõe-se como uma legítima singularidade o seu investimento deliberado no enfado das plateias.

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Biografia do Autor

Esther Marinho Santana, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado e Mestrado em Teoria e Crítica Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na City University of New York, onde foi Segal Fellow no Martin E. Segal Theatre Center. Faz parte do conselho científico e é secretária internacional para a América Latina da Edward Albee Society

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

SANTANA, Esther Marinho. Vício, metateatralidade e enfado em The Connection, de Jack Gelber . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–29, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19821. Acesso em: 13 nov. 2024.