30 anos de Black or White: discussões interculturais através das alasa kanyas da dança indiana Odissi no videoclipe de Michael Jackson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0201

Palavras-chave:

Odissi, Interculturalidade, Cultura Pop

Resumo

Neste artigo propomos refletir sobre o tema da interculturalidade prenunciado no videoclipe Black or White, de Michael Jackson, em 1991, colocando-o em perspectiva com discussões interculturais no contexto das artes da cena na atualidade. Apesar do formato de “revista” adotado pelo videoclipe, em suas sucessivas cenas de danças de diferentes culturas, notamos que as escolhas referentes à dança Odissi têm, todas elas, propósitos bem definidos e interlocução com a letra da música, cabendo, portanto, uma análise dessas escolhas, especialmente das alasa kanyas. Esta percepção nos leva a argumentar a favor do pioneirismo do videoclipe que, na década de 1990, prenunciou o debate sobre interculturalidade, movimento das artes cênicas que se amplia a partir dos anos 1970, e equidade atualmente em pauta em esfera social mais ampla, bem como possíveis diferenças de leituras entre gerações.

Biografia do Autor

Andrea Itacarambi Albergaria, Universidade Estadual da Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Artes da Cena – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pelo mesmo curso e mesma Universidade. Professora autônoma.

Mariana Baruco Machado Andraus, Unicamp/Docente

Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Doutorado em Artes da Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2012). Mestrado no mesmo curso e universidade (2004). Graduação em Dança, idem (1999).  Professora Doutora do Instituto de Artes – Graduação em Dança e Pós-Graduação em Artes da Cena, UNICAMP.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

ALBERGARIA, A. I.; ANDRAUS, M. B. M. 30 anos de Black or White: discussões interculturais através das alasa kanyas da dança indiana Odissi no videoclipe de Michael Jackson. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-37, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19776. Acesso em: 5 dez. 2021.