Em busca de uma pedagogia dos afetos e de uma peça-meditação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0109

Palavras-chave:

Teatro e Espiritualidade., Pedagogia dos Afetos, Práticas Contemplativas, Peça-meditação

Resumo

Reflexões sobre experiências no entrecruzamento entre Teatro e Espiritualidade, abarcando os campos da Pedagogia e da Cena – vistos como territórios férteis para o desencadeamento de processos de autoconhecimento que reverberam nas relações de convívio, nas percepções e nos atos de criação. Vislumbra-se uma pedagogia dos afetos e a cena como ato devocional, como prática contemplativa, como peça-meditação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Waldemar Keiserman, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Doutora  Associada, Departamento de Interpretação, Escola de Teatro. responsável pelas disciplinas de Corpo e Movimento. Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO 

Referências

ABREU, Caio Fernando. Ovo apunhalado. Porto Alegre: IEL-Globo, 1975.

ABREU, Caio Fernando. Pequenas Epifanias. Porto Alegre: Sulina, 1996.

ANDERSON, Laurie. I in u = Eu em tu - catálogo da exposição realizada no CCBB, vol. 1, Rio de Janeiro, 2011.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BATELIER, Christine Isabelle. A psicologia dos chacras na sabedoria dos tantras. Brochura, 2015.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

CARRIÈRE, Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. Trad. Claudio Figueiredo. São Paulo: Códex, 2004.

GIL, José. A imagem-nua e as pequenas percepções: estética e metafenomenologia. Lisboa: Relógio D’água, 2005, 2ª edição.

JUDITH, Anodea. Rodas da vida: um guia para você entender o Sistema de Chacras. Trad. Doralice Xavier de Lima. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.

KEISERMAN, Nara. A preparação corporal do ator – tem dias que a gente se sente. 1984, 307p. Dissertação (Mestrado em Artes: Teatro) – Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

KEISERMAN, Nara. Há luz aqui, confissões. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n.25, dez 2015, p.100-108. Disponível em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015100. Acesso em: 04 jan. 2021.

KEISERMAN, Nara. “O corpo é um veículo da consciência” ou essa é a minha fé. Pós - revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes - UFMG, v. 8, n. 15, maio 2018, p. 274-287. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15620/12497. Acesso em: 04 jan. 2021.

KEISERMAN, Nara. Para um teatro espiritual. In: Anais do IX Congresso da Abrace – Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas, Uberlândia, 2016. Disponível em:

https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1820/1938. Acesso em: 04 jan. 2021.

LUSSIER, Guy. Yoga du son. O canto das vogais. Apostila de Oficina, Rio de Janeiro, 2011.

MARASHIMSKY, Amy Sophia. O oráculo da deusa. São Paulo: Pensamento, 2000.

MULJI, Atul. Pranayama. Setúbal: Ariana Edições, 2016, 2ª edição.

NAKKACH, Silvia; CARPENTER, Valerie. Solte a voz e saia pela vida cantando. Trad. Alba Lírio. Rio de Janeiro: Lirioê, 2014.

OLIVEIRA, Mônica e TUI, Letícia. Fogo Sagrado. Alinhamento Energético. Apostila do Curso Básico de Formação, 2009.

OLIVEIRA, Roberto. Yoga Suksma Vyayama. Desenvolvimento do vigor corporal. Apostila, 2006.

PAIS, Ana. Ritmos Afetivos nas Artes Performativas. Lisboa: Colibri, 2018.

PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.8, n.15: mai.2018. Dossiê: Artes da cena e práticas contemplativas. p.198-398. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15604. Acesso em 10 jan. 2021.

RASCUNHOS: caminhos da pesquisa em Artes Cênicas. Dossiê Encontro com Maud Robart. UFU, v.4, n.4, setembro 2017. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1479. Acesso em: 04 jan. 2021.

ROVINDA, Meeta. O segredo dos mantras – uma ciência do som. Brochura, s/d.

SACKS, Oliver. Gratidão. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’água, 2016.

TAVARES, Gonçalo M. O homem ou é tonto ou é mulher. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

VELOSO, Caetano. Joia. Joia. Rio de Janeiro: Universal Music, 1975.

VIEIRA, Serafim. Transmissão do Retorno à Fonte - manual de formação. Brochura, 2013.

VILELA, Nereida Fontes; SANTOS, João Celso dos. Leitura corporal - a linguagem da emoção inscrita no corpo. Belo Horizonte: Núcleo de Terapia Corporal, 2010

Sites:

https://www.siddhayoga.org/

http://www.todoteatrocarioca.com.br/

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

KEISERMAN, Nara Waldemar. Em busca de uma pedagogia dos afetos e de uma peça-meditação. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas