a_ponte: cena do teatro universitário: Fronteiras e movências de uma experiência em processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0114

Resumo

Este trabalho buscou revelar modos de fazer, interseções, fronteiras e derivas de uma experiência de arte e curadoria: a_ponte: cena do teatro universitário, a partir das possibilidades de diálogo entre campos da pedagogia, das artes cênicas e da gestão cultural, visando além da construção de memória e compartilhamento, a possibilidade de futuros possíveis para uma experiência em curso, profundamente atravessada e impactada pelo contexto atual, o cenário da pandemia de covid-19 no ano de 2020.

 

Biografia do Autor

Galiana Brasil, Célia Helena Centro de Artes e Educação

Gestora do núcleo de artes cênicas do Itaú Cultural.  Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em ensino da arte (UFPE), e em literatura brasileira e interculturalidade pela Universidade Católica de Pernambuco. Possui produção teórica no campo dos estudos culturais a partir do teatro, da gestão cultural, do currículo e do ensino de artes. Mestranda profissional da Célia Helena Centro de Artes e Educação/ São Paulo (SP).

Referências

BONDIA, Larrosa Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, 2002.

BRASIL, Galiana Galindo. O lugar da arte no currículo da EJA do SESC Casa Amarela. 2005. Monografia (Especialização em arte) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

FONTANA, Fabiana Siqueira. Teatro, cultura e estado: Paschoal Carlos Magno e a fundação do Teatro do Estudante do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

FREIRE, Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Revisão técnica e tradução do texto de Antonio Faundez, Heitor Ferreira da Costa. 7a. ed. Ver., ampl. e atual. - São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Trad. Bhuvi Libânio. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, BELL. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. Trad. Ana Resende. São Paulo: BEI Comunicação, 2010

REIS, Luis Augusto da Veiga Pessoa. Fora de cena no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Brasil, G. (2021). a_ponte: cena do teatro universitário: Fronteiras e movências de uma experiência em processo. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(40), 1-15. https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0114

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas