Pelo movimento dançado: Uma gestologia do cacoete
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0110Palavras-chave:
Síndrome de Tourette, Gestologia, Improvisação em dançaResumo
Este artigo propõe pensar o movimento da improvisação em dança com o movimento repetitivo, mais especificamente do cacoete, no caso aqui, proveniente da Síndrome de Tourette em um exercício de cruzar aspectos tanto da dança em relação ao cacoete, quanto do cacoete com a dança. Como a dança, enquanto prática e pensamento, pode ser desafiada pela percepção sensório motora do cacoete? Para tal, o enfoque é a relação entre a percepção sensorial e a criação do gesto, ao provocar um princípio de definição para uma gestologia do cacoete pela perspectiva do movimento dançado.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. A Arte Secreta do Ator. SP: Hucitec,1995.
GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. São Paulo: Iluminuras, 2009.
HOUNIE, Gabriela Ana. MIGUEL, Eurípedes Constantino (Org.) Tiques, Cacoetes e Síndrome de Tourette: um manual para pacientes, seus familiares, educadores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012.
MAGNAVITA, Paqualino R. Gestologia: Breve ensaio sobre uma diferente teoria do gesto. In: Corpocidade 5 – Gestos Urbanos. Salvador: Edufba, 2017, p.150-172.
MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho-tátil ao corpo virtual. São Paulo: Galaxia, 2016.
MANNING, Erin. The Minor Gesture. Georgia: Duke University Press, 2016.
MANNING, Erin. Always More than One. USA: Duke University Press, 2013.
ROSÁRIO, M.C; MATHIS, M.A.; MIGUEL, E.C., Tiques, cacoetes, manias, dúvidas e obsessões: Existe uma relação? In: Tiques, Cacoetes e Síndrome de Tourette: um manual para pacientes, seus familiares, educadores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012, p. 29-43.
WHITEHEAD, Alfred North. Modes of thought. New York: The Free Press, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)