Pensamento dramatúrgico do atuante no processo de criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0209

Palavras-chave:

Dramaturgia do performer, Pensar-em-movimento, Treinamento, Estudos Coreológicos, Processo de criação

Resumo

Este artigo se debruça sobre a dramaturgia corporal e os mecanismos que propiciam a autonomia criativa do atuante/performer, valorizando o conteúdo somático e afetivo da corporeidade do ator/bailarino enquanto pensamento cênico corporalizado. Através do discurso da dramaturgia na dança de diferentes autores, defende-se que o pensamento cênico do intérprete-criador pode ser visto como uma atitude dramatúrgica no fazer artístico. Provinda de uma pesquisa empírica sobre a preparação corporal do artista da cena, a dramaturgia do performer é exemplificada através da prática de laboratório fundamentada nos Estudos Coreológicos (Preston-Dunlop e Sanchez Colberg, 2010), e de um processo criativo que resultou em uma obra de dança-teatro.

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Biografia do Autor

Melina Scialom, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, UNICAMP (bolsa FAPESP) com estágio na Utrecht University, Holanda (2016-2018) e na Concordia University, Canadá (2020), Doutora em Dança pelo Centro de Estudos da Dança/ Departamento de Dança da Universidade de Roehampton (Reino Unido, 2015), Especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban, Londres, UK), Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas/UFBA (2009), Bacharel em Dança (2004) e Licenciada em Artes (2006) pela UNICAMP.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

SCIALOM, Melina. Pensamento dramatúrgico do atuante no processo de criação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19302. Acesso em: 22 dez. 2024.