Teatro e Memória: Uma análise de Caranguejo Overdrive

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0208

Palavras-chave:

Memória, Entrelugar, História, Dramaturgia

Resumo

O que pode, nesse momento, as artes da cena? A imagem é a de um barco à deriva no oceano, no qual os tripulantes festejam a própria sorte (ou será a morte?), em um pacto coletivo no contrafluxo da vida. Com essa imagem, reflexo do momento político brasileiro, analiso Caranguejo Overdrive, dirigido por Marco André Nunes, com dramaturgia de Pedro Kosovski. Interessa investigar os motivos pelos quais foi censurado em 2019 e a relevância do debate sobre arte e memória histórica. Para isso, retomo o conceito de entrelugar do discurso latino-americano, desenvolvido por Silviano Santiago, em artigo dos anos 70, e sua revisitação quarenta anos depois, apontando para uma espiral do tempo, na qual o espetáculo nos convoca a retornar ao nosso mangue, a revolver nossos rastros e a reinventar o tempo que chega.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Lirio Gurgel Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).  

Referências

BIRMAN, Joel. O trauma na pandemia do Coronavírus. Suas dimensões políticas, sociais, econômicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

DE FARIAS, Francisco Ramos. Acontecimento traumático: fraturas da memória e descontinuidade histórica. In: As dobras da memória. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p. 101-112.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Ed. 34, 2017.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2009.

GOBBI, Nelson; ARAGÃO, Helena. Cancelamento de 'Caranguejo overdrive' é tema de protesto, e CCBB se manifesta sobre o caso. In: O Globo. Rio de Janeiro, 11/10/2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/cancelamento-de-caranguejo-overdrive-tema-de-protesto-ccbb-se-manifesta-sobre-caso-24012698?versao=amp Acesso em: 14 out. 2019.

KOSOVSKI, Pedro. Caranguejo overdrive. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.

LEAL, Eneida Cunha. Uma literatura nos trópicos. Notas ao pé da página. In: Aletria, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 119-134, 2020.

MORICONI, Ítalo. Introdução. Critica, escrita, vida. In: 35 ensaios de Silviano Santiago. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 7-19.

PAGE, Christine (Org.). Écritures théâtrales du traumatisme. Esthétiques de la résistence. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. São Paulo: Editora UNESP, 2018.

SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço. São Paulo: Três Estrelas, 2018.

SANTIAGO, Silviano. 35 ensaios de Silviano Santiago. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

VIRGÜEZ, Carolina Serrato. Inventário para o intangível: fuga para um fluxo improvisacional em Caranguejo Overdrive. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

MONTEIRO, Gabriela Lirio Gurgel. Teatro e Memória: Uma análise de Caranguejo Overdrive. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19055. Acesso em: 21 nov. 2024.