Educação e Teatro na Cadeia: Práticas pedagógicas realizadas no Sistema Penitenciário da Papuda/DF
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200301Palavras-chave:
Educação, Cárcere, TeatroResumo
Este trabalho relata algumas práticas pedagógicas realizadas nas oficinas de teatro com internos do Sistema Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Dialoga com o livro “Teatro em Cadeado - uma experiência em cela de aula”, publicado em 2019, como resultado do trabalho desenvolvido entre os anos de 2005 e 2013 nos presídios masculino e feminino. Ao propor possibilidades de liberdade num espaço opressor, a prática do teatro exerceu muitas funções positivas, não somente a expressão artística, mas a desconstrução da identidade marginalizada e oprimida dos presos. O exercício dessa linguagem artística surpreendeu o aluno/preso ao descobrir-se capaz de transformar sua realidade pessimista em um novo olhar para si, protagonizando um futuro libertador e transformador. O teatro, por fim, agiu como elemento humanizador e ressocializador para aqueles que puderam experimentá-lo dentro do sistema penitenciário.
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