Para além do quadro: intersecções entre o trabalho de Tadeusz Kantor e o pensamento de Aby Warburg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0202

Palavras-chave:

Imagem, Tadeusz Kantor, Aby Warburg, Montagem, Constelação

Resumo

Este artigo buscou identificar os cruzamentos entre o trabalho artístico de Tadeusz Kantor e o pensamento de Aby Warburg. A partir de uma análise da obra kantoriana, influenciada por sua relação com as artes plásticas, foi ressaltado seus evidentes pontos de aproximação com a lógica por trás do Atlas Mnemosyne. Reconhecendo a imagem como o ponto central dos paralelos enfatizados aqui, refletiu-se sobre como os ensinamentos de Warburg contribuem para a leitura de obras artísticas posteriores a ele. Deste modo, destacou-se o método da montagem e de associação de imagens, bem como as importantes relações empregadas por Didi-Huberman ao retomar Warburg nas discussões contemporâneas da história da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Gomes Farias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ator e pesquisador na área de Teatro de Animação e Literatura. Mestrando do programa de pós-graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES. Graduado em Artes Cênicas pela UFSC. Integra desde 2011 a equipe de produção do Festival Internacional de Teatro de Animação - FITAFloripa. 

Maria de Fátima de Souza Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Profa. Dra. do curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis. Pós-doutorado na Universidade de Strasbourg - Faculdade de Philosophie na França (2019); Doutorado em Literatura pela UFSC.  Idealizadora e coordenadora geral do FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação (UFSC). Líder do NELOOL - Núcleo Estudos de literatura oralidades e outras linguagens (UFSC). Coordenadora do NEPAC – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Artes Cênicas e da linha de pesquisa "A máscara, o ator e o objeto - experimentando métodos".

Laura Wilbert Gedoz

Atriz e pesquisadora na área do Teatro de Animação. Mestranda do programa de pós graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES. Integrante da Cia. Libélulas (SC). Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2013-2018. 

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2012.

CINTRA, Wagner. A dramaturgia da imagem no teatro de Tadeusz Kantor. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, n. 2, p. 88-98, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou o Gaio Saber Inquieto: o olho da história, III. Trad. de Márcia Arbex e Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 2, n. 4, p. 206-219, 2012.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GREINER, Christine. No limite do sonho, uma infiltração tóxica em objetos, vidas e corpos. In: Máquina Tadeusz Kantor. São Paulo: Sesc São Paulo, 2015. (Catálogo da exposição realizada no Sesc Consolação, em São Paulo, de 19 ago. - 14 nov. 2015).

GUINSBURG, Jacob. Apresentação. In: KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2012.

KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

KOBIALKA, Michal. Kantor está morto! Esqueçam Kantor! Sala Preta, São Paulo, v. 5, p. 225-232, 2005.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LUDUEÑA, F. La ascensión de Atlas: glosas sobre Aby Warburg. Buenos Aires: Mino y Davila, 2017.

SUCHAN, Jarosław. A máquina Kantor. In: Máquina Tadeusz Kantor. São Paulo: Sesc São Paulo, 2015. (Catálogo da exposição realizada no Sesc Consolação, em São Paulo, de 19 ago. - 14 nov. 2015).

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

FARIAS, Igor Gomes; MORETTI, Maria de Fátima de Souza; WILBERT GEDOZ, Laura. Para além do quadro: intersecções entre o trabalho de Tadeusz Kantor e o pensamento de Aby Warburg. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18880. Acesso em: 23 nov. 2024.