Nosso Evangelho

Autores

  • Luan de Almeida São Jose UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-5278-3014
  • Natalia Ribeiro Fiche Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Edson Sodré Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200602

Palavras-chave:

Teatro, Educação, Cultura, Prisão

Resumo

O presente trabalho consiste na peça Nosso Evangelho com apresentação do autor Edson Sodré, fundador do Grupo Teatral Kriadaki e aluno do Ensino de Teatro da Unirio. Ainda cumpre pena no regime semiaberto. A peça busca uma forma simples de comunicar, compõe-se de críticas ácidas e irônicas às diversas camadas da sociedade, inclusive ao próprio fazer teatral. Há várias referências a diversos autores e pensadores dramatúrgicos com objetivo de atrair o olhar de pessoas das camadas mais pobres da sociedade.

Biografia do Autor

Luan de Almeida São Jose, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em teatro pela UNIRO. Ex-integrante do Projeto de Extensão Teatro na Prisão.

Natalia Ribeiro Fiche, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (Unirio)

 Profa. Dra. Adjunta IV do Departamento de Atuação Cênica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de Artes, com ênfase no trabalho de Voz e Interpretação Teatral. Especialista em problema de voz, preparadora vocal em peças teatrais. Profa. Dra. Adjunta IV do Departamento de Atuação Cênica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de Artes, com ênfase no trabalho de Voz e Interpretação Teatral. Especialista em problema de voz, preparadora vocal em peças teatrais.

Edson Sodré Teixeira

Escritor, diretor e ator. Atualmente é licenciando em Teatro pela Unirio, cursou anteriormente, ainda que sem concluir, as graduações de Filosofia na UERJ e Letras na própria Unirio. Membro e co-fundador do Grupo Teatral Kriadaki, tem oito peças escritas e ainda não publicadas e dezenas de atuações em seu currículo. Sua carreira no mundo teatral teve início no ano de 1998 após uma tentativa de fuga da unidade prisional Lemos Brito, na cidade do Rio de Janeiro.

Referências

FICHE, Natália Ribeiro. Teatro na Prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

FICHE, Natália Ribeiro. A pedagogia do Teatro na Prisão. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) -,Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

ROCHA, Maria de Lourdes Naylor. Teatro na Prisão: A Dramaturgia da Prisão em Cena. 2016. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SÃO JOSÉ, Luan de A. O sonho de Sodré: o teatro como criador de perspectivas para o sujeito oprimido. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Teatro da Unirio, Rio de Janeiro, 2017.

Entrevista em vídeo no Canal República_org no YouTube. Disponível em: <https://youtu.be/wyKGiD4jnTI> Acesso em: 13 out. 2020.

Entrevista em vídeo no Canal da Rede TVT no YouTube. Disponível em: <https://youtu.be/IMsvJkUAhps> Acesso em: 13 out. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

SÃO JOSE, L. de A.; FICHE, N. R.; TEIXEIRA, E. S. Nosso Evangelho. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1-25, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200602. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18861. Acesso em: 2 dez. 2021.