Cenário – matéria viva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0201

Palavras-chave:

Cenografia, Espaço público, Arte em contexto

Resumo

A Cenografia situa-se contemporaneamente num espaço de cruzamento implicado com a artes vivas. Recuperamos o conceito de Adolphe Appia, para uma “Obra de arte viva”, enunciando uma elipse temporal de exploração de uma vertente da arte implicada e relacional.  A esta condição de ser “Vivo” na arte, temos hoje de somar um conjunto de significações várias que de alguma forma se relacionam com o nosso campo de trabalho: falo de participação, implicação, cidadania, interação, enunciado numa necessidade de ter voz, tomar partido e arriscar soluções. A exploração dos conceitos de lugar, espaço público de interação e de intervenção enuncia ações artísticas em contexto que importa valorizar e aprofundar.

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Biografia do Autor

Helder Moreira, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico

Cenógrafo e Prof. Dr. Adjunto na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto - Portugal. Investigador no Núcleo de Investigação em Música e Artes do Espetáculo.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

MOREIRA, Helder. Cenário – matéria viva. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18729. Acesso em: 23 nov. 2024.