THeru-K- Koothu e o mundo desencantado: Caminhos e descaminhos de uma tradição ritual
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0108Palavras-chave:
Theru-K-Koothu, Teatro Folclórico, Índia, Estudos da PerformanceResumo
Este artigo trata dos dilemas enfrentados pelos artistas de Theru-K-Koothu, forma teatral folclórica do estado de Tamil Nadu, Índia, quando deslocados de seu contexto ritual, comunitário e agrário, e lançados em um mundo globalizado e urbano, onde o imaginário coletivo e a organização social diferem daquela em que esta manifestação cultural foi gestada. Desse modo, analisa as consequências e desdobramentos deste choque entre sistemas de valores tão diferentes sobre os artistas, suas redes de relações e sobre a própria estrutura da encenação, tomando emprestado o conceito de “desencantamento do mundo” de Weber, avançando para a dimensão que ele toma nos escritos de Fischer-Lichte, em cruzamento com o conceito de “liminaridade” apresentado por Caballero. A pergunta que se levanta desse encontro é: o que o Theru-K-Koothu pode nos dizer sobre nosso próprio desencanto e quais estratégias pode nos oferecer como antídoto a ele?
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