THeru-K- Koothu e o mundo desencantado: Caminhos e descaminhos de uma tradição ritual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0108

Palavras-chave:

Theru-K-Koothu, Teatro Folclórico, Índia, Estudos da Performance

Resumo

Este artigo trata dos dilemas enfrentados pelos artistas de Theru-K-Koothu, forma teatral folclórica do estado de Tamil Nadu, Índia, quando deslocados de seu contexto ritual, comunitário e agrário, e lançados em um mundo globalizado e urbano, onde o imaginário coletivo e a organização social diferem daquela em que esta manifestação cultural foi gestada. Desse modo, analisa as consequências e desdobramentos deste choque entre sistemas de valores tão diferentes sobre os artistas, suas redes de relações e sobre a própria estrutura da encenação, tomando emprestado o conceito de “desencantamento do mundo” de Weber, avançando para a dimensão que ele toma nos escritos de Fischer-Lichte, em cruzamento com o conceito de “liminaridade” apresentado por Caballero. A pergunta que se levanta desse encontro é: o que o Theru-K-Koothu pode nos dizer sobre nosso próprio desencanto e quais estratégias pode nos oferecer como antídoto a ele?

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Biografia do Autor

Irani Cippiciani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Atriz, dançarina, professora e pesquisadora. Formada em Artes Cênicas pela ECA/USP, desenvolveu suas pesquisas de mestrado e doutorado no IA/UNICAMP, acerca da profícua cultura teatral indiana, clássica e folclórica.

Referências

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

CIPPICIANI, Irani. THeru-K- Koothu e o mundo desencantado: Caminhos e descaminhos de uma tradição ritual. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18539. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas