La Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200026Palavras-chave:
Mascaramento, Espacialidade, Corporalidade, AtuaçãoResumo
Fruto da pesquisa de doutorado Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, o artigo apresenta as etapas de um processo de criação realizado na Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), no qual a espacialidade corporal do ator serve de matriz principal para a constituição de seu discurso cênico. Os resultados apontam para procedimentos metodológicos baseados na maneira como a ambiência margeia um percurso que parte das dinâmicas e qualidades de movimento, e repercute, posteriormente, tanto na criação de ações cênicas quanto na organização dessas em partituras físicas.
Downloads
Referências
AMARAL, Ana Maria. O Ator e seus Duplos: máscaras, bonecos e objetos. São Paulo: Ed. SENAC, 2002.
BOGART, Anne. The Viewpoints Book: a practical guide to viewpoints and
composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.
ERULI, Brunella. O Ator Desencarnado. Marionete e Vanguarda. Revista Móin-Móin, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 4, vol. 5, p. 11-25, 2008.
GRANERO, Maria Victoria V. Machado. A Aventura do Teatro da Bauhaus. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1995.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.
SCHLEMMER, Oskar. Man and Art Figure. In: GROPIUS, Walter (ed.). The Theater of the Bauhaus. London: Eyre Methuen Ltd., 1961, p. 17-46.
SILVA, Ipojucan Pereira. Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator. São Paulo, 2015. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2015.
SILVA, Laís Marques. Escuta-Ação: pistas para a criação do ator em diálogo com o Sistema dos Viewpoints. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)