Performance do Encontro: práticas performativas em tempos de presença real e virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200212

Palavras-chave:

Encontro, Presença, Performance, Desdobramentos, Isolamento Social

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar procedimentos da prática performativa que evidenciam o encontro em tempo real no cotidiano urbano, advindo da Pesquisa Performance do Encontro. Para tanto, foram exploradas as noções de re-enactment e de acaso, explicitadas em narrativas de experiências próprias na criação de programas performativos, e também a partir de reflexões acerca da prática de duas performers, Eleonora Fabião e Tania Alice. As camadas espectatoriais da Performance do Encontro foram aqui examinadas considerando o momento de isolamento social vivenciado frente a COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Teixeira Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e Licenciada em Teatro pela mesma Universidade (2012). Bolsista Cnpq de mestrado nos anos de 2015 e 2016. Bolsista PIBIC/CNPq-UFRGS, nos anos de 2011 a 2012 e bolsista de iniciação à docência de teatro, PIBID-UFRGS/ CAPES, nos anos de 2010 a 2011. Ministra aulas de teatro e dança desde 2010 em diversas escolas da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre. 

Suzane Weber da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bolsista Capes-Print para realização de Pós-Doutorado na Coventry University/Centre for Dance Research (Reino Unido) em 2019/20. Doutora em Estudos e Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (UQAM/Canandá/2010). Mestre em Ciências do Movimento Humano (1999) e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral(1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 1994 é professora  do Departamento de Teatro e atua também como professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Bolsista da CAPES na área de dança com pesquisa desenvolvida no Canadá de 2004 a 2008.  Atualmente, desenvolve pesquisa nos seguintes temas : processos de criação cênica; práticas artísticas e somáticas de teatro, de dança e de performance com ênfase em improvisação; arquivos digitais.  Coordenadora Adjunta do Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul.

Referências

AHMED, Sara. Strange Encounters: embodied Others in Post-Colonialism. London/New York: Routledege, 2000.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo. Performers sem Fronteiras, uma plataforma clínico-performativa de ações em arte relacional. Revista Fractal, Niterói, v. 29, n. 2, p. 196-202, 2017. Disponível em: http://taniaalice.com/wp-content/uploads/2013/01/REVISTA-FRACTAL-ARTIGO-PSF-COM-DIGO-REZENDE.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. Temps obscurs au Brésil - Le retour de la censure. Jornal Mediapart, Paris, 30 nov. 2017. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/taniaalice/blog/301117/temps-obscurs-au-bresil-le-retour-de-la-censure. Acesso em: 14 mai.2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel.Jogo da memória Brasil/Nepal. In: 4º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro, 2016. Anais Indisciplinas: a arte frente ao urgente, Rio de Janeiro, 2017, p.128-135. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/2018/02/12402/. Acesso em: 14 mai. 2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. A performance como (r) evolução dos afetos. Revista Palco, p.32-43, 2014. Disponível em: http://taniaalice.com/wp-content/uploads/2012/11/palco2014_Artigo_Tania.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. O Re-Enactment como Prática Artística e Pedagógica no Brasil. Revista e-misférica, New York, v. 8, 2011.

ALICE, Tania; REZENDE, Diogo; MOTTA, Gilson; VANHAESBROUCK, Karel. A reinvenção do heroísmo na contemporaneidade: a busca de uma estética relacional ativista. Ouviouver, Uberlândia v. 7 n. 2 p. 218-227 jul.|dez. 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BELLOTTO, Lisandro Marcos Pires. Um Títere de si mesmo: a imagem como interface dos jogos estabelecidos em uma criação sistêmica. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Arte Dramática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

BENATONN, Pedro Diniz. DESLOCAMENTO E INVASÃO: Estratégias para a construção de situações de intervenção urbana. 2009. Tese (Doutorado em Teatro)– Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques. Paris : Éditions du Seuil, 1994, p. 251.

BOURRIAUD, Nicholas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CABALLEIRO, I. D. Cenários limiares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem: Criação de um Tempo Espaço de Experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. Revista do Lume, Campinas, n.4, p.1-11, 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276/256Acesso em: 14 mai. 2020.

FABIÃO, Eleonora. Ações Cariocas: 7 Ações para o Rio de Janeiro. Cavalo Louco, Porto Alegre, v. 8, p. 14-18, 2010.

FABIÃO, Eleonora. Definir Performance é um falso problema. Diário do Nordeste, Ceará, 09 jul.,2009. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/definir-performance-e-um-falso-problema-1.281367. Acesso em: 04 dez. 2015.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v.8, p. 235-246, 2008.

FABIÃO, Eleonora. the Energetics of the Paradox: Arthur Bispo Do Rosario's and Lygia Clark's Works in Rio de Janeiro. Tese(Doutorado) - Graduate School of Arts and Science, New York University,2006.

FERNANDES, Ciane. Entre Escrita Performativa e Performance Escritiva: O Local da Pesquisa em Artes Cênicas com Encenação. In: V Congresso ABRACE, 2008. Anais do V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte, p. 1-4. Disponível em:

http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios/Ciane%20Fernandes%20-%20Entre%20Escrita%20Performativa%20e%20Performance%20Escritiva%20O%20Local%20da%20Pesquisa%20em%20Artes%20Cenicas%20com%20Encenacao.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

GIL. José. Um bom encontro? In: SANTO, Cristina E., FABIÃO, Eleonora, SOBRAL, Sonia. Rumos Itaú Cultural Teatro 2010-2012: Encontro. São Paulo: Itaú Cultural, 2013, p.122-133.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In: SOTER, Silvia e PEREIRA, Roberto. Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2001. p.11-35.

GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GURGEL, Alexandra. Pare de se odiar: Porque amar o próprio corpo é um ato revolucionário. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Explosão Feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

IPEA. Mulheres ganham 76% da remuneração dos homens. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34627. Acesso em: 05 mai. 2020.

LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. São Paulo: Editora Summus, 1978.

LEPECKI, André. No Metaplano do Encontro. In: SANTO, Cristina E.; FABIÃO, Eleonora; SOBRAL, Sonia. Rumos Itaú Cultural Teatro 2010-2012: Encontro. São Paulo: Itaú Cultural, 2013, p.112-119.

OLIVEIRA, João M.; PINHO, Armando F. O olhar feminista na Performance Artística Autobiográfica. Ex aequo, Lisboa, n. 26, p.57-76,2012. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aeq/n27/n27a05.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Pólen, 2019.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia da LETRAS, 2018.

RIBEIRO, Djamila. Renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SILVA, Renata Teixeira Ferreira da Silva. Performance do Encontro: um estudo de práticas performativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Arte Dramática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

VENICE INTERNATIONAL PERFORMANCE ART WEEK. Gina Pane. Disponível em: https://veniceperformanceart.org/the-art-week/ritual-body-political-body-2014/artists/gina-pane. Acesso em: 13 abr.2020.

WEBER, Suzane da Silva. The Sunday Project. Repertório Teatro & Dança, v. Ano 13, p. 42-48, 2010.

WEBER, Suzane da Silva. Incorporando a teoria e refletindo a prática em dança contemporânea. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. São Paulo, 2009.<<http://www.portalabrace.org/vreuniao/textos/pesquisadanca/Suzi_Weber_-_Corpo_social_corpo_dancante.pdf>>.

YOUTUBE. Viola Davis. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qcMn2XkunL4. Acesso em: 05 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

SILVA, Renata Teixeira Ferreira da; SILVA, Suzane Weber da. Performance do Encontro: práticas performativas em tempos de presença real e virtual. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–32, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200212. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18126. Acesso em: 2 nov. 2024.