Correspondências flutuantes: o butoh na voz das mulheres em Abya Yala
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200213Palavras-chave:
Butoh, Dança pessoal, Mitopoética feminina, Memória, CoronavírusResumo
Este trabalho parte de correspondências eletrônicas trocadas com as dançarinas de butoh Eugenia Vargas (México) e Susana Reyes (Equador) em meio à crise pandêmica do coronavírus no mundo. Inquietações compartilhadas com as artistas buscaram fomentar autorreflexões acerca de suas práticas no butoh, que são aqui analisadas a partir de um entrelaçamento teórico inscrito no trânsito Abya Yala-Japão. A abordagem persegue pistas que permitem organizar um conjunto de ideias acerca das qualidades e das potências do corpo, trabalhadas por ambas, e refleti-lo como uma possível hipótese evidenciada pela troca de cartas. Os achados corroboram o corpo como um lugar expressivo, íntimo e gerador de mitopoéticas, vistas como dança pessoal, experimentadas e tecidas a partir de relações com suas próprias culturas e ancestralidades em face da informação estrangeira.
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