O teatro do Nordeste antes e depois da descida triunfal ao Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200034

Palavras-chave:

Teatro do Nordeste, Teatro brasileiro, História, Cultura nacional, Auto da Compadecida

Resumo

Considerando a história do “teatro do Nordeste”, nos termos em que Paschoal Carlos Magno vai reconhecer e legitimar a poética introduzida pelo Teatro do Estudante de Pernambuco na década de 1940, este artigo recupera e lança luz sobre os encontros que o movimento teatral organizado a partir do Recife estabeleceu com os palcos do Rio de Janeiro, então tido como centro da cultura teatral do país. Particularmente, interessa aqui evidenciar as especificidades da participação da montagem de o Auto da Compadecida na primeira edição do Festival de Amadores Nacionais em 1957 para o contexto de afirmação das estratégias de visibilidade que demarcaram o Nordeste como lugar no teatro brasileiro.

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Biografia do Autor

Magela Lima, Centro Universitário 7 de Setembro

 Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Prof. Dr. Cursos ursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

LIMA, Magela. O teatro do Nordeste antes e depois da descida triunfal ao Rio de Janeiro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200034. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17997. Acesso em: 2 nov. 2024.