Instâncias da relação entre teatro e público: o espectador como participante do ato teatral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019085

Palavras-chave:

Teatro, Público, Espectador, Recepção, Efeito estético

Resumo

Neste artigo, o autor aborda a relação entre teatro e público a partir de duas instâncias, que podem ser pensadas em tensão produtiva. Por um lado, a importância da colaboração do público no movimento teatral, partindo da noção de que não há alteração na arte que possa ocorrer sem a efetiva participação dos espectadores. E, por outro, o necessário engajamento do público-participante para a realização do evento teatral, tendo em vista que o fato artístico não se efetiva sem o ato criativo do espectador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Desgranges, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor doutor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Referências

BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo, Perspectiva, 1987.

COSTA, Iná Camargo; CARVALHO, Dorberto. A Luta dos Grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas para a Cultura: os cinco primeiros anos da lei de fomento ao teatro. São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.

DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo, Hucitec, 2012.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.

DESGRANGES, Flávio. O Desejo dos Outros: aspectos da relação entre teatro e público na contemporaneidade. Moringa, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 29 - 42, 2014.

DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (Orgs.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.

DESGRANGES, Flávio; LEPIQUE, Maysa (Orgs.). Teatro e Vida Pública. O Fomento e os Coletivos Teatrais em São Paulo. São Paulo, Hucitec, 2012.

ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura, vol. 1. São Paulo, Ed. 34, 1996.

LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Campinas: Ed. Unicamp, 2012.

MICHALSKI, Yan. O Palco amordaçado: 15 anos de censura teatral no Brasil. Porto Alegre: Avenir, 1979.

MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o Teatro Brasileiro. São Paulo, Hucitec, 1996.

OLIVEIRA, Roberta. S.O.S. Teatro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 fev. Caderno B, p. 1, 1997.

ROSENFELD, Anatol. Prismas do Teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993.

SIMÕES, Giuliana, O espectador em pleno voo: as experiências do iNERTE. Sala Preta. São Paulo, v.13, n. 2, p. 193-199, 2013.

SIMÕES, Giuliana; DESGRANGES, Flávio. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. Sala Preta. São Paulo, v.17, n.1, p. 340-352, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

DESGRANGES, Flávio. Instâncias da relação entre teatro e público: o espectador como participante do ato teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 085–095, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019085. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15771. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina