A crescente disseminação dos estudos feministas na pesquisa em Artes Cênicas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais

Autores

  • Stela Fischer Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018296

Resumo

Proponho uma mirada em direção à crescente disseminação dos estudos feministas e de gênero nos programas de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas em diversas instituições brasileiras. O texto aborda o incentivo à inclusão de disciplinas curriculares, criação de encontros e núcleos de pesquisas teóricas e artísticas, e de frentes pedagógicas associadas aos estudos feministas, identitários e decoloniais na formação da/o artista. Essa condição impulsiona abordagens de outras epistemologias e estabelecem uma reação crítica diante da - ainda - predominância dos saberes hegemônicos e/ou androcêntricos institucionais.  

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Biografia do Autor

Stela Fischer, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Stela Fischer é doutora em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo, mestre em Artes/Teatro pela Universidade Estadual de Campinas. Autora do livro Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras (Hucitec, 2010). É professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena o Coletivo Rubro Obsceno, agrupamento de mulheres artistas com a finalidade de discutir as questões de gênero nas artes da cena.

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

FISCHER, Stela. A crescente disseminação dos estudos feministas na pesquisa em Artes Cênicas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 296–310, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018296. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018296. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Teatros Feministas: Lutas e Conquistas