Dramaturgia acadêmica: introdução e considerações finais de Helena Vadia, uma performopalestra

Autores

  • Pamella Villanova Mestra em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, com orientação da Profa Dra Veronica Fabrini e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018263

Resumo

Neste artigo, em um exercício sobre como pode-se registrar uma pesquisa cênica - de atriz - apresentam-se as cenas iniciais e finais do espetáculo Helena Vadia, uma performopalestra híbrida de uma peça de teatro e um texto acadêmico, fruto de pesquisa de Mestrado em Artes da Cena pela Unicamp. Uma atriz junto da plateia se pergunta sobre performatividades de gênero: o que pode ser mulher? Para analisar porquê se compreende homens e mulheres como seres em oposição diametral, ela fala sobre um mito que data da Pré-História: a grega Helena e suas representações ao longo dos séculos em diálogo com questões contemporâneas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamella Villanova, Mestra em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, com orientação da Profa Dra Veronica Fabrini e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Atriz, professora e diretora. Mestra em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, com orientação da Profa Dra Veronica Fabrini e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

VILLANOVA, Pamella. Dramaturgia acadêmica: introdução e considerações finais de Helena Vadia, uma performopalestra. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 263–276, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018263. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018263. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Teatros Feministas: Lutas e Conquistas