Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular

Autores

  • Luis Fernando Ramos Universidade do Estado de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102132009071

Resumo

Contemporaneamente, com a expansãodos estudos teatrais para os campos da performance e das formas performativasdas artes visuais, como a “live art” e os “sitespecific”, o vídeo e as instalações, bem como as crescentes interfaces com disciplinas como a antropologia, a etnologia ea sociologia, foi se tornando cada vez mais complexo definir este objeto privilegiado de investigação, o espetáculo. A pretensão aqui é tentar recortar melhor este campo, arriscando depurá-lo de um excesso de referências possíveis a fim de definir o que nele seria ontologicamente específico. Na busca desta especificidade tenta-se, por um lado resgatar a noção de espetáculo da generalidade que algumas abordagens o lançaram ao mesmo tempo em que se quer refazer a história conceptual que vai originar a sua acepção moderna e propor a retomada da noção de mimesis, e um seu desdobramento, a noção de desempenho espetacular, como produtivas para operar a leitura da cena contemporânea.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Ramos, Universidade do Estado de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Professor Doutor Universidade do Estado de São Paulo (USP), São Paulo

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

RAMOS, Luis Fernando. Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 13, p. 071–084, 2018. DOI: 10.5965/1414573102132009071. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009071. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo