O espaço interno e interrelações: apontamentos a partir do sistema LMA/BF
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020327Palavras-chave:
Espaço, espaço interno, Laban, LMA/BF, interno-externoResumo
Este ensaio textual discute a noção de espaço a partir do sistema LMA/BF. Como produzir uma relação ativa entre espaço e práticas corporais de dança? Que contribuição esse conhecimento agrega ao ator, bailarino, professor, coreógrafo e diretor de dança? O presente escrito aponta relações entre espaço interno e outros princípios e temas desse sistema, como respiração, forma fluida, arquitetura móvel e relação interno-externo. Conclui-se que espaço não pode ser visto como entidade isolada, mas, sim, por meio da relação que com ele se estabelece, relação esta que se constrói a partir de uma aproximação e percepção sensível de cada um.
Downloads
Referências
ANDERSON, Jack. Ballet & modern dance: a concise history. New Jersey/EUA: Princeton, 1992.
ANDRADE, Milton. Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban. Revista Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 11, p. 169-176, 2008. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/
urdimento/article/view/1414573102112008169/8885. Acesso em: 03 out. 2018.
BARTENIEFF, Irmgard. Body movement: coping with the environment. Netherlands: Gordon and Breach Science Publishers, 1980.
DOWD, Irene. Taking root to fly. Nova York/EUA: Contact editions, 1995. FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.
HACKNEY, Peggy. Making Connections.Total Body integration Through Bartenieff
Fundamentals. New York: Routledge, 2002.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. 4ª edição. São Paulo: Summus, 1978.
LABAN, Rudolf. The language of Movement: a guidebook to choreutic. Boston, EUA: Macdonald and Evans Ltd, 1966.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MARQUES, I. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, São Paulo, v. 2, p. 276-281, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/
article/view/57104. Acesso em: 30 set. 2018.
MCHOSE, Caryn. Phenomenological Space: I’m in the space and the space is in me
– interview with Hubert Godard. Contact Quarterly, Northampton, v. 31, p. 32-38, summer/fall 2006.
MIRANDA. Regina. Corpo-Espaço. Aspectos de uma geofilosofia do corpo em movi- mento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
MÖDINGER, Carlos; SANTOS, Cristina; VALLE, Flavia; LOPONTE, Luciana. Práticas pe- dagógicas em artes: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
SASTRE, Cibele. ESPAÇOS DE AÇÃO E DE INSCRIÇÃO DE SI. In: Memória ABRACE XVI- Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais. Uberlândia (MG) UFU, 2017. Disponível em:
-DE-SI>. Acesso em: 27 maio 2019.
VALLE, Flavia. Respiração na Dança. Revista da Fundarte, Montenegro, v.IV, n.8, p.55
– 58, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)