Entre luz e sombras: o processo de criação do espetáculo Segredos e Sombras
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020247Palavras-chave:
Teatro, teatro de sombras, iluminação cênica, audiovisualResumo
Este trabalho objetiva descrever as etapas do processo de criação do espetáculo Segredos e Sombras, produzido em Goiânia/GO no ano de 2017, abordando a utilização da iluminação cênica, do teatro de sombras e da projeção audiovisual como componentes estéticos desta montagem. Buscando teorias acerca do design de luz para a cena e do teatro de sombras contemporâneo, a pesquisa demonstra desafios e descobertas na trajetória de elaboração da peça, adaptada a partir do conto A Causa Secreta, de Machado de Assis, além de novas perspectivas de auto iluminação, projeção e controle de sombras não intencionais na cena advindas a partir da segunda temporada do espetáculo, em 2019.
Downloads
Referências
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
ASSIS, Rodrigo. Design da Iluminação: iluminação cênica de um espetáculo teatral. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2016.
CAMARGO, Roberto Gill. Conceito de Iluminação Cênica: processos coevolutivos. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 2012.
MONTECCHI, Fabrizio. Em busca de uma identidade: reflexões sobre o teatro de sombras Móin-Móin: Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 8, v. 9, 2012 (2012, ps. 27-28)
SIRLIN, Eli. La luz en el teatro. Buenos Aires: Instituto Nacional del Teatro, 2006.
VAJÃO, Vítor. Manual de Práticas de Iluminação: arte a iluminar a arte. Lisboa: Lidel, 2015.
YOT, Richard. Guía para usar la Luz para ilustradores, dibujantes, pintores, interioristas y artistas. Barcelona: Art Blume, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)