A ordem do discurso teatral: desordenando, reordenando, reverberando

Autores

  • Mei Hua Soares Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101242015134

Resumo

A partir de relato referente à apresentação da peça Zumbi or not Zumby (livre adaptação da paulistana Cia. Antropofágica para Arena conta Zumbi, do Teatro de Arena) realizada na Fundação CASA, unidade de Franco da Rocha, o presente artigo visa tecer considerações a respeito de como o discurso veiculado pelo teatro pode abordar assuntos relevantes – como o desterramento, a escravidão e a ausência de liberdade do negro no Brasil – que, no entanto, sofrem constante interdição junto a determinados públicos e contextos. Para tanto, foram mobilizados os conceitos de assimilação racista, de Darcy Ribeiro, de ordem discursiva, de Michel Foucault e de signo ideológico, de Mikhail Bakhtin.

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Biografia do Autor

Mei Hua Soares, Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, SP

Doutora em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Profa. do Curso de Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

SOARES, Mei Hua. A ordem do discurso teatral: desordenando, reordenando, reverberando. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 134–146, 2015. DOI: 10.5965/1414573101242015134. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015134. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Expressões da cena e do Teatro Negro