A cultura afro-brasileira: na liminaridade entre as artes da cena e as pesquisas fenomenológicas

Autores

  • Gustavo Pereira Côrtes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101242015118

Resumo

Nos tempos atuais, o estudo de tradições africanas no Brasil e suas possibilidades de apropriação para a composição de trabalhos nas chamadas artes da cena tem sido cada vez mais valorizado nos programas de pós-graduação em Artes. Tais pesquisas evidenciam um questionamento epistemológico: como realizar a transposição dos conhecimentos tradicionais manifestados especialmente nos rituais e festas de origem africana no Brasil para a realização de performances e/ou trabalhos na pós-graduação? Este artigo prevê a divulgação e a valorização da cultura afro-brasileira através do trabalho de vários pesquisadores, das possibilidades de apropriação de tais conhecimentos e de suas interações com as artes e a educação.

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Biografia do Autor

Gustavo Pereira Côrtes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Prof. Dr. Adjunto de Dança e Cultura Brasileira na UFMG para cursos de Teatro, Dança e Educação Física. Diretor do Grupo Sarandeiros.

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

CÔRTES, Gustavo Pereira. A cultura afro-brasileira: na liminaridade entre as artes da cena e as pesquisas fenomenológicas. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 118–133, 2015. DOI: 10.5965/1414573101242015118. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015118. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Expressões da cena e do Teatro Negro