Incêndio da alma A Dramaturgia das Radionovelas

Autores

  • Leon de Paula Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Vera Collaço Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101202013159

Resumo

Este artigo debate alguns procedimentos e características da escrita dramatúrgica das peças radiofônicas formatadas como radionovelas, cuja ocorrência se registra a partir da década de 1930 em países da America Latina, tais como Cuba e Brasil. Suas origens literárias, a definição do formato, os procedimentos de escrita do texto dramatúrgico aplicado ao ambiente radiofônico, e o desenvolvimento desse gênero a partir da décadas de 1930, serão alguns dos pontos aqui trabalhados.

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Biografia do Autor

Leon de Paula, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

 Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT – CEART/UDESC). Bolsista CAPES/CNPq, Desenvolve pes- quisa intitulada “O AMBIENTE DA CENA NO RADIOTEATRO – Procedimentos artísticos de radioatores, radiotécnicos e radiodramaturgos”.

Vera Collaço, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professora doutora do CEART/UDESC

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Publicado

2013-09-13

Como Citar

PAULA, L. de; COLLAÇO, V. Incêndio da alma A Dramaturgia das Radionovelas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 159-167, 2013. DOI: 10.5965/1414573101202013159. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013159. Acesso em: 28 set. 2022.