Incêndio da alma A Dramaturgia das Radionovelas

Autores

  • Leon de Paula Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Vera Collaço Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101202013159

Resumo

Este artigo debate alguns procedimentos e características da escrita dramatúrgica das peças radiofônicas formatadas como radionovelas, cuja ocorrência se registra a partir da década de 1930 em países da America Latina, tais como Cuba e Brasil. Suas origens literárias, a definição do formato, os procedimentos de escrita do texto dramatúrgico aplicado ao ambiente radiofônico, e o desenvolvimento desse gênero a partir da décadas de 1930, serão alguns dos pontos aqui trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leon de Paula, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

 Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT – CEART/UDESC). Bolsista CAPES/CNPq, Desenvolve pes- quisa intitulada “O AMBIENTE DA CENA NO RADIOTEATRO – Procedimentos artísticos de radioatores, radiotécnicos e radiodramaturgos”.

Vera Collaço, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professora doutora do CEART/UDESC

Downloads

Publicado

2013-09-13

Como Citar

PAULA, Leon de; COLLAÇO, Vera. Incêndio da alma A Dramaturgia das Radionovelas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 159–167, 2013. DOI: 10.5965/1414573101202013159. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013159. Acesso em: 21 nov. 2024.