Narração, documentos e testemunhos de adoções forçadas no Chile: reflexões a partir de uma trajetória de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180316432024e0105

Palavras-chave:

tempo presente, ditadura, adoções forçadas

Resumo

O estudo do tempo presente representa um grande desafio na relação entre história e justiça, especialmente naqueles processos que ainda estão em aberto e nos quais não há registros oficiais ou estes não constam nos relatórios da verdade. Este artigo busca refletir a partir de uma trajetória de pesquisa sobre adoções forçadas no Chile, no que diz respeito aos materiais, às tensões e à relação com a justiça ao longo desses anos. Nossas principais questões gerais foram: quais são os principais problemas de acesso aos arquivos do passado-presente? Hoje, qual é o papel das fontes orais e dos arquivos de memória? E quais possibilidades e questões se associam ao uso das redes sociais como repositórios de testemunhos e fontes não tradicionais? Junto com essas, nos perguntamos especificamente sobre: ​​quais são as contribuições da disciplina história com a compreensão das adoções forçadas no Chile? E quais são os desafios da pesquisa nesse campo de estudo? Com ​​este artigo, apresentado no V Seminário Internacional de História do Tempo Presente, buscamos abordar essas questões a partir de uma trajetória de pesquisa.

Nesta comunicação apresentada no V Seminário Internacional de História do Tempo Presente, procuramos responder a estas questões a partir de uma trajetória de investigação. 

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

ALFARO, Karen. Narração, documentos e testemunhos de adoções forçadas no Chile: reflexões a partir de uma trajetória de pesquisa. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 16, n. 43, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/2175180316432024e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180316432024e0105. Acesso em: 27 dez. 2024.