Narração, documentos e testemunhos de adoções forçadas no Chile: reflexões a partir de uma trajetória de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180316432024e0105Palavras-chave:
tempo presente, ditadura, adoções forçadasResumo
O estudo do tempo presente representa um grande desafio na relação entre história e justiça, especialmente naqueles processos que ainda estão em aberto e nos quais não há registros oficiais ou estes não constam nos relatórios da verdade. Este artigo busca refletir a partir de uma trajetória de pesquisa sobre adoções forçadas no Chile, no que diz respeito aos materiais, às tensões e à relação com a justiça ao longo desses anos. Nossas principais questões gerais foram: quais são os principais problemas de acesso aos arquivos do passado-presente? Hoje, qual é o papel das fontes orais e dos arquivos de memória? E quais possibilidades e questões se associam ao uso das redes sociais como repositórios de testemunhos e fontes não tradicionais? Junto com essas, nos perguntamos especificamente sobre: quais são as contribuições da disciplina história com a compreensão das adoções forçadas no Chile? E quais são os desafios da pesquisa nesse campo de estudo? Com este artigo, apresentado no V Seminário Internacional de História do Tempo Presente, buscamos abordar essas questões a partir de uma trajetória de pesquisa.
Nesta comunicação apresentada no V Seminário Internacional de História do Tempo Presente, procuramos responder a estas questões a partir de uma trajetória de investigação.
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