Exibir ex-votos: a Sala das Promessas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida como dispositivo cultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180315392023e0106Palavras-chave:
Santuário de Aparecida, museu, ex-votos, dispositivo culturalResumo
A “Sala das Promessas” do Santuário de Aparecida apresenta uma enorme e heterogênea seleção de ex-votos (ofertas entregues pelos fiéis como agradecimento a supostas graças concedidas pela Virgem) cuja exposição está organizada por setores e temas. A compilação, em geral, é temporária: a recepção dos ex-votos (promessas) ocorre em uma “escrivaninha” onde os promitentes (fiéis que visitam a basílica) os entregam, em suportes tão variados quanto seus temas. Reconhecemos certas gamas ou tipos de objetos (alguns de produção seriada e industrial, vendidos nos arredores, outros feitos a mão ou muito pessoais). A proposta é pensar a Sala das Promessas como um museu e, consequentemente, como um dispositivo cultural que remete a uma rede de elementos heterogêneos (com certa unidade ou eixo na temática religiosa e, dentro dela, em um “pacto” imaginário entre promitentes e a Virgem, mediado pela Igreja) na qual indivíduos, dispositivos e processos de subjetivação fazem com que discursos e práticas religiosas se entrelacem na produção de sentidos, saberes e legitimidades. A existência dessa rede no espaço museológico possibilita que pensemos as relações de representação do catolicismo brasileiro e as práticas que produzem e reproduzem a crença em relação à imagem e ao poder da Virgem. Na prática da entrega de ex-votos e na modalidade da exibição, constituem-se poderes e legitimidades: produz-se uma subjetivação de caráter religioso para diferentes atores vinculados entre si, em um cenário concreto.
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