Ensinar e Aprender História em tempos de (des)esperanças

apresentação da Seção temática “Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180314372022e0200

Palavras-chave:

apresentação de seção temática

Resumo

Apresentação da Seção temática “Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Pacievitch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.
Professora do Departamento de Ensino e Currículo e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Juliana Alves de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco.
Professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Luciana Rossato, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 34.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.

LOPES, Alfredo Ricardo Silva; VIANA JÚNIOR, Mário Martins. O Antropoceno como Regime de Historicidade. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 12, n. 23, p. 9-24, 2020.

TURIN, Rodrigo. Tempos de transição e dessincronização social. In: VÁZQUEZ, Georgiane Garabely Heil; DENIPOTI, Cláudio (orgs.). Tempos de Transição. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019, p. 19-38.

TURIN, Rodrigo. A "catástrofe cósmica" do presente: alguns desafios do Antropoceno para a consciência histórica contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

PACIEVITCH, Caroline; ANDRADE, Juliana Alves de; ROSSATO, Luciana. Ensinar e Aprender História em tempos de (des)esperanças: apresentação da Seção temática “Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente”. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 37, p. e0200, 2022. DOI: 10.5965/2175180314372022e0200. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314372022e0200. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente