Histórias, línguas e culturas dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul: entrevista com Graciela Chamorro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180313322021e0303

Resumo

Graciela Chamorro é uma das referências nos estudos sobre os povos falantes de línguas guarani, com uma vasta produção em livros, artigos, exposições e outras performances artísticas sobre a história, cosmologia e língua desses povos. É doutora em Teologia, pela Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo/RS, e em Filosofia, pela Philipps Universitaet, de Marburgo Alemanha, e desde 1983 mantém contato com os povos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul. Ao se aposentar como professora de História Indígena da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados – FCH/UFGD, passou a ministrar na mesma cidade, cursos de Língua e Cultura Guarani, na Associação Cultural CASULO. A professora me convidou pessoalmente a participar de um de seus cursos, quando tive a oportunidade de pisar pela primeira vez em uma terra tradicional indígena, numa das áreas de retomada de Guarani e Kaiowá na região da grande Dourados. A visita me transformou não só como pessoa, mas também mudou os rumos de minha vida como pesquisadora. Por isso quero compartilhar com vocês o conhecimento e a força das palavras de Graciela, que me inspiraram e por certo servirão de inspiração para outras pessoas.  Esta entrevista é um projeto da disciplina Teoria da História do Tempo Presente, Teoria e Historiografia, ministrada pelo professor Rogério Rosa Rodrigues.

Biografia do Autor

Claudia Regina Nichnig, Universidade Federal de Santa Catarina

Claudia Regina Nichnig é historiadora, advogada e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Estudos de Gênero, e pós-doutora em História e Antropologia Social. Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, especialização em Direito Civil e Direito do Trabalho. É professora visitante no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, feministas e sexualidades; feminismos no Brasil; família no Brasil contemporâneo; gênero e direito, conjugalidades entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, conjugalidades e homoparentalidades no Brasil e na França, violências de gênero, migrações, pesquisa e ensino em História. 

Graciela Chamorro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorado em Antropologia pela Philipps-Universität Marburg (Alemanha).

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Nichnig, C. R., & Chamorro, G. (2021). Histórias, línguas e culturas dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul: entrevista com Graciela Chamorro. Revista Tempo E Argumento, 13(32), e0303. https://doi.org/10.5965/2175180313322021e0303