Encontros, embates e engajamentos: professores e professoras de história em uma comunidade do facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0207

Resumo

Este artigo propõe analisar as formas de interação construídas entre professores da educação básica em uma comunidade virtual fechada do Facebook, intitulada “Ensino Dinâmico de História”. Nela, estão inscritos e interagem mais de 24 mil profissionais da História que atuam em diferentes etapas do ensino, no âmbito das redes pública e privada de educação, oriundos de diferentes regiões e contextos do Brasil. Argumentamos que a comunidade pode ser encarada como um espaço informal de formação continuada de historiadores que atuam na educação básica brasileira, indicando potencialidades para a constituição de "comunidades de experiência" em torno do conhecimento histórico. Elegendo os eixos encontros, embates e engajamentos, optamos metodologicamente pela construção de uma etnografia da prática escolar, mas nesse caso, tendo como lócus uma plataforma digital. Procuramos, primeiramente, compreender mecanismos que os professores acionam para construir formas de colaboração mútua no âmbito dessa comunidade virtual. Em seguida, buscamos entender se os docentes demonstram dissensões teóricas e políticas, percebendo em que termos tais divergências se manifestam nos diferentes diálogos postados. Demonstrando que a comunidade funciona como um espaço em que os professores compartilham estratégias metodológicas diversas, buscamos argumentar como esses debates se situam entre perspectivas críticas e um reforço da “técnica pela técnica”.

Palavras-chave: Professores de História. Ensino e Aprendizagem em História. Formação Continuada Docente. Comunidade Virtual. Bell Hooks

Biografia do Autor

Cristiane de Assis Portela, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta do Departamento de História na Área de Teoria e Metodologia do Ensino de História, Universidade de Brasília- UnB. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais- MESPT, UnB. Cursou Doutorado em História pela Universidade de Brasília (2011), Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Licenciatura em História  pela Universidade Estadual de Goiás (2003).

Clarissa Adjuto Ulhoa, Universidade Federal de Goiás / Regional de Jataí - UFG/REJ

Doutora em História; Docente do Curso de História da Universidade Federal de Jataí, área de Ensino de História; Coordenadora do Estágio Supervisionado. 

Iara Toscano Correia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em História, Professora adjunta na área de Ensino de História do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ANDRADE, Everardo Paiva de; ANDRADE, Nivea. História pública e educação: tecendo uma conversa, experimentando uma textura. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.) História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra & Voz, 2016.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

B. D. M. [Postagem Historiadores de Direita]. [s.l.], 03 mai. 2018. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 15 jan. 2020.

B. P. [Postagem Aula sobre o Segundo Reinado]. [s.l.], 30 ago. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 18 jan. 2020.

BAUMAN, Zygmund. Identidade: entrevista a Beneditto Vecchi. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2005.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura - obras escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.

CADIOU, François et al. Como se faz a história: historiografia, método e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007.

C. B. [Postagem Reflexões sobre o Ensino Médio]. 05 dez. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 09 fev. 2020.

C.B.M. [Postagem A dinastia dos faraós negros]. [s.l.], 04/09/2019. [s.l.], 04 set. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 10 mar. 2020.

CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de História? Revista História & Ensino, Londrina: UEL, v. 21, n. 2., p. 105-124-15, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23853 Acesso em: 22 dez. 2020.

C. R. [Postagem Legado de Paulo Freire]. [s.l.], 16 jan. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 15 mar. 2020.

F. O. T. [Postagem O que há de Paulo Freire nas escolas públicas brasileiras]. [s.l.], 18 abr. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 15 mar. 2020.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Morales, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio: Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura - obras escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

GINZBURG, Carlo. O Fio e os rastros: verdadeiro, falso e fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HOOKS, bell. Educação Democrática. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

J. F. R. [Postagem Uso de novela em sala de aula]. [s.l.], 03 set. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 18 jan. 2020.

J. S. [Postagem Regras do Grupo]. [s.l.], 02 fev. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em: 26 fev. 2020.

L. L. [Postagem Metodologia Rotação por estações]. [s.l.], 03 set. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 18 jan. 2020.

L. L. [Postagem Questões indígenas em perspectiva decolonial]. [s.l.], 02 set. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 15 mar. 2020.

M. A. R. [Postagem Atividades dinâmicas]. 15 mai.. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 12 fev. . 2020.

M. A. R. [Postagem Precisamos falar da pesquisa e do processo]. 23 out.. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 10 jan. 2020.

M. S. [Postagem Livro didático]. [s.l.], 03 mar. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em: 20 jan. 2020.

O. O. [Postagem Formação do professor de História]. [s.l.], 02 jun. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 20 abr. 2020.

RAMOS, Márcia Elisa Teté. O estudante de ensino médio nas comunidades virtuais “eu amo história” e “eu odeio história” e uma questão antiga: para que serve a história. Revista Antíteses, Londrina: UEL, v. 5, n. 10, p. 14-23, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13333. Acesso em: 20 dez. 2020.

R. C. D. [Postagem Enquete Solidão Docente]. [s.l.], 06 set. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em: 26 fev. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. As questões sociocientíficas na formação de professores: o pequeno grupo de pesquisa como comunidade de experiência. 2017. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151250. Acesso em: 22 dez. 2020

S. C. [Postagem Dificuldades de aprendizagem]. 03 dez. 2018. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 10 jan. 2020.

S. P. [Postagem Pilares da BNCC]. 21 fev. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 09 fev. 2020.

T. F. [Postagem Nada desperta a atenção deles!] [s.l.], 02 set. 2019. Facebook: Grupo Fechado EDH. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/ensinodinamicodehistoria/. Acesso em 10 mar. 2020.

WALSH, Catherine (org.). Pedagogias decoloniais: práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)viver. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

PORTELA, C. de A.; ULHOA, C. A.; CORREIA, I. T. Encontros, embates e engajamentos: professores e professoras de história em uma comunidade do facebook. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 31, p. e0207, 2020. DOI: 10.5965/2175180312312020e0207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312312020e0207. Acesso em: 27 set. 2021.