Nas asas da Varig e da Panair: o Conjunto Farroupilha e o espalhamento da música popular brasileira e gaúcha nos anos 50 e 60 do século XX

Autores

  • Luciana Prass UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180309222017093

Resumo

Este artigo traz dados do intenso processo de circulação do Conjunto Farroupilha (1948-1993), surgido a partir de uma ideia da soprano Inah Vital (Porto Alegre, RS, 1933-1990), solista da orquestra da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, que reuniu em torno de si, Tasso José Bangel (Taquara, RS, 1931-), Danilo Vidal de Castro (Porto Alegre, RS, 1927-), Estrela d’Alva Lopes de Castro (Livramento, RS, 1934-2015) e Alfeu de Azevedo – depois substituído por Sidney Morais (Sidney do Espírito Santo, Sorocaba, SP, 1925-) –, formando aquele que seria o primeiro conjunto vocal brasileiro a misturar vozes masculinas e femininas. Através de análise etnomusicológica, articulada com aspectos de historicidade e memória acessados a partir da etnografia desenvolvida junto ao Maestro Tasso Bangel, arranjador e líder do grupo, tratamos nessa escrita, especialmente, da primeira fase do Conjunto Farroupilha: de sua constituição, em 1948, em Porto Alegre, como cast da Rádio Farroupilha, até 1960, quando já viviam em São Paulo, tinham gravado seis LPs, conduziam um programa de TV e haviam percorrido o mundo nas asas da Varig e da Panair. Na reconstituição da memória de Tasso Bangel sobre a ampla circulação nacional e internacional do Conjunto Farroupilha, pela via da música, desvela-se a perspectiva de um grupo regional, “gaúcho”, sobre o período áureo do “nascimento” e da consolidação da Bossa Nova, quando a música brasileira atingiu um novo patamar de reconhecimento dentro e fora do país.

 

Palavras-chave: Conjunto Farroupilha. Bangel, Tasso. Música Popular – Rio Grande do Sul. Música Popular - Brasil. Bossa Nova.

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Biografia do Autor

Luciana Prass, UFRGS

Luciana Prass é Bacharel em Violão, Mestre em Educação Musical, Doutora em Etnomusicologia e professora do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Grupo de Estudos Musicais (GEM/UFRGS) desde 1993, pesquisando práticas musicais de afro-descendentes no RS. A partir de 2002 passou a colaborar com o Programa de Educação Antirracista no Cotidiano Escolar e Acadêmico do Departamento de Desenvolvimento Social DEDS/PROREXT/UFRGS. Foi uma das idealizadoras da criação do Bacharelado em Música Popular da UFRGS (2012). Artigos e versões de sua pesquisa de doutorado receberam Prêmio Territórios Quilombolas (2008), Menção Honrosa no Concurso Sílvio Romero (2009) e Prêmio Funarte de Produção Critica em Música (2012). É autora de Saberes Musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia (Editora da UFRGS, 2004) e Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidades quilombolas do sul do Brasil (Editora Sulina, 2013).

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

PRASS, Luciana. Nas asas da Varig e da Panair: o Conjunto Farroupilha e o espalhamento da música popular brasileira e gaúcha nos anos 50 e 60 do século XX. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 22, p. 93–129, 2017. DOI: 10.5965/2175180309222017093. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309222017093. Acesso em: 22 dez. 2024.