Nas asas da Varig e da Panair: o Conjunto Farroupilha e o espalhamento da música popular brasileira e gaúcha nos anos 50 e 60 do século XX

Autores

  • Luciana Prass UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180309222017093

Resumo

Este artigo traz dados do intenso processo de circulação do Conjunto Farroupilha (1948-1993), surgido a partir de uma ideia da soprano Inah Vital (Porto Alegre, RS, 1933-1990), solista da orquestra da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, que reuniu em torno de si, Tasso José Bangel (Taquara, RS, 1931-), Danilo Vidal de Castro (Porto Alegre, RS, 1927-), Estrela d’Alva Lopes de Castro (Livramento, RS, 1934-2015) e Alfeu de Azevedo – depois substituído por Sidney Morais (Sidney do Espírito Santo, Sorocaba, SP, 1925-) –, formando aquele que seria o primeiro conjunto vocal brasileiro a misturar vozes masculinas e femininas. Através de análise etnomusicológica, articulada com aspectos de historicidade e memória acessados a partir da etnografia desenvolvida junto ao Maestro Tasso Bangel, arranjador e líder do grupo, tratamos nessa escrita, especialmente, da primeira fase do Conjunto Farroupilha: de sua constituição, em 1948, em Porto Alegre, como cast da Rádio Farroupilha, até 1960, quando já viviam em São Paulo, tinham gravado seis LPs, conduziam um programa de TV e haviam percorrido o mundo nas asas da Varig e da Panair. Na reconstituição da memória de Tasso Bangel sobre a ampla circulação nacional e internacional do Conjunto Farroupilha, pela via da música, desvela-se a perspectiva de um grupo regional, “gaúcho”, sobre o período áureo do “nascimento” e da consolidação da Bossa Nova, quando a música brasileira atingiu um novo patamar de reconhecimento dentro e fora do país.

 

Palavras-chave: Conjunto Farroupilha. Bangel, Tasso. Música Popular – Rio Grande do Sul. Música Popular - Brasil. Bossa Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Prass, UFRGS

Luciana Prass é Bacharel em Violão, Mestre em Educação Musical, Doutora em Etnomusicologia e professora do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Grupo de Estudos Musicais (GEM/UFRGS) desde 1993, pesquisando práticas musicais de afro-descendentes no RS. A partir de 2002 passou a colaborar com o Programa de Educação Antirracista no Cotidiano Escolar e Acadêmico do Departamento de Desenvolvimento Social DEDS/PROREXT/UFRGS. Foi uma das idealizadoras da criação do Bacharelado em Música Popular da UFRGS (2012). Artigos e versões de sua pesquisa de doutorado receberam Prêmio Territórios Quilombolas (2008), Menção Honrosa no Concurso Sílvio Romero (2009) e Prêmio Funarte de Produção Critica em Música (2012). É autora de Saberes Musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia (Editora da UFRGS, 2004) e Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidades quilombolas do sul do Brasil (Editora Sulina, 2013).

Referências

ÁVILA, Fernando Henrique Machado. Os Irmãos Bertussi e a música regional de baile no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: DEMUS/ UFRGS, 2015. Projeto de Graduação em Música Popular. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/131810. Acesso em 02/07/2017.

ALBERNAZ, Pablo de Castro. A música e o lembrar: memórias dos músicos da centenária Banda Rossini. IN: LUCAS, Maria Elizabeth (Org.). Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: MarcaVisual, 2013, p. 235-252.

AZEVEDO, Zeca. Precisamos resgatar a história e a discografia do Conjunto Farroupilha. Sul21, 01/04/2017.

Disponível em https://www.sul21.com.br/jornal/precisamos-resgatar-a-historia-e-a-discografia-do-conjunto-farroupilha/. Acesso em 20/08/2017.

BANGEL, Tasso. O estilo gaúcho na música brasileira. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987.

BARBOSA, Valdinha; DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali, o eterno experimentador. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.

BASTOS, Rafael José de Menezes. Prefácio. In: COELHO, Luís Fernando Hering. Os músicos transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns Batutas. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2013, p. 9-13.

CASTRO, Ruy. Carmen. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

COELHO, Luís Fernando Hering. Os músicos transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns Batutas. Itajaí: Casa Aberta, 2013.

CÔRTES, João Carlos Paixão & LESSA, Luis Carlos. Manual de danças gaúchas. São Paulo: Irmãos Vittale, 1987.

FARIA, Arthur de. Um século de música no RS. Porto Alegre: CEEE, 2001.

FELD, Steven. The Practice of Everyday Life. Berkeley: University of Califórnia Press, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

HERÊNCIO, Diego. Conjunto Farroupilha: análise histórica e investigação de suas influências para a música do Rio Grande do Sul. Revista da Fundarte, ano 17, n. 33, jan. a jul, 2017. p. 114-136. Disponível em

http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/439/550. Acesso em 07 de agosto de 2017.

HOMEM, Wagner; OLIVEIRA, Roberto. Histórias de canções: Tom Jobim. São Paulo: Lya, 2012.

JOBIM, Helena. Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

LUCAS, Maria Elizabeth. Brasilhana: the making of a transcultural musical sign. España: Trans - Revista Transcultural de Música, núm. 8, 2004.

MACEDO, Ricardo. Gaúchos na cidade: Conjunto Farroupilha. Contracapa do LP. Rio de Janeiro: Copacabana, 1959.

MUSTAFÁ, Izani. O uso político do rádio pelos ditadores Getúlio Vargas (Brasil) e António de Oliveira Salazar (Portugal) no período de 1930 – 1945. Porto Alegre: PPGCOM/PUCRS, 2014. Tese de Doutorado.

NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

SCARABELOT, André. Música brasileira e jazz - o outro lado da história: Entrevistas com músicos jazzistas. Revista Digital Art&. Ano II, n. 2, p. 1-6, out 2004. Disponível em http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/07.htm. Acesso em 04/07/2017.

SCHMITT, Marta. Clube do Guri: a história de um dos maiores sucessos do rádio gaúcho das décadas de 50 e 60. Porto Alegre: [s. ed.], 2008.

SOUZA, Marcio de. Espia só... A trajetória musical de Octávio Dutra. Porto Alegre, Laser Press, 2016.

TITON, Jeff Todd. Knowing Fieldwork. In: Barz, Gregory F. & Cooley, Timothy J. (ed.). Shadows in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. New York: Oxford University Press, 1997.

VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964. Rio de Janeiro: Funarte: Fundação Getúlio Vargas, 1997.

WERNER, Kenia. Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984). Belo Horizonte: PPGMUS/UFMG, 2012. Dissertação de Mestrado.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

PRASS, Luciana. Nas asas da Varig e da Panair: o Conjunto Farroupilha e o espalhamento da música popular brasileira e gaúcha nos anos 50 e 60 do século XX. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 22, p. 93–129, 2017. DOI: 10.5965/2175180309222017093. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309222017093. Acesso em: 21 nov. 2024.