Aproximações entre história pública e história oral: o caso do Laboratório de História Oral da Univille

Autores

  • Ilanil Coelho Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE
  • Fernando Cesar Sossai Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180308192016096

Resumo

Neste artigo, construímos uma aproximação teórico-metodológica entre a História Pública (HP) e História Oral (HO). O texto encontra-se estruturado em três partes. Na primeira, além de apresentarmos nossa perspectiva conceitual sobre HP, refletimos sobre a historicidade da noção de HP na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Brasil, pontuando seus diversos cruzamentos com a HO. Em seguida, com base numa ampla pesquisa documental, perscrutamos os sentidos de História Oral e o papel atribuído ao historiador e ao conhecimento histórico durante a criação do Laboratório de História Oral da Universidade da Região de Joinville (LHO/Univille). Nesse fazer, analisamos como, no início dos anos 1980, esse espaço foi concebido como parte de uma rede de produção de fontes orais que envolvia numerosas instituições de ensino superior do sul do Brasil e, também, entidades internacionais de atuação multilateral, tais como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Secretaria de Cooperação Técnica Internacional do Brasil, subordinada ao então Ministério de Educação e Cultura (SUBIN/MEC). No terceiro e último item, finalizamos o texto tecendo algumas considerações sobre os limites e as possibilidades reflexivas da HP quando articulada à HO e aos recentes debates sobre o papel público do historiador na escrita da História do Tempo Presente.

 

Palavras-chave: História Pública; História Oral; História do Tempo Presente; LHO/Univille.

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Biografia do Autor

Ilanil Coelho, Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina.É Professora da Universidade da Região de Joinville, ocupando as funções de Coordenadora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e de docente do Curso de História. Coordena o grupo de pesquisa Cidade, Cultura e Diferença, buscando possibilidades de interlocução da História Cultural com estudos dos campos do patrimônio cultural, da educação e da antropologia e da sociologia urbanas.

Fernando Cesar Sossai, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em História pela Univille e mestrado em Educação pela Udesc. Doutorando em Educação (Linha de pesquisa em Educacão, Comunicacão e Tecnologia), no PPGE/UDESC. É professor de Teoria da História e História do Brasil no curso de História e de Estética no curso de Design da Univille. É coordenador o Laboratório de História Oral da Univille. Membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença da Univille. Tem experiência nas áreas da Educação, História e Design, com ênfase em estudos sobre: Ensino de História, Tecnologias digitais, História Oral, Cidade.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

COELHO, Ilanil; SOSSAI, Fernando Cesar. Aproximações entre história pública e história oral: o caso do Laboratório de História Oral da Univille. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 19, p. 96–129, 2016. DOI: 10.5965/2175180308192016096. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308192016096. Acesso em: 22 dez. 2024.