Os primeiros Congressos Americanos da Criança e a pan-americanização dos debates sobre a infância (1916 a 1922)

Autores

  • Gizele de Souza UFPR
  • Andréa Cordeiro UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180307142015005

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX passam a se reunir periodicamente, em diferentes países da América Latina, autoridades políticas, especialistas e filantropos interessados em debater as questões da infância americana. O papel simbólico da infância na modernização da América, a educação da criança como motor do desenvolvimento das nações e do continente, em debate nos primeiros Congressos Americanos da Criança (1916-1922), são o cerne deste artigo.

 

Palavras-chave: Infância - História; Educação - America Latina - História; Criança - Congressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizele de Souza, UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado pela Università degli Studi di Firenze/Itália. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil.

Andréa Cordeiro, UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil

Referências

AIZCORBE, Cesar Sánchez. Discurso do delegado do Peru Dr. Cesar Sánchez Aizcorbe na Sessão Solene Inaugural em 18 de Maio de 1919. Segundo Congreso Americano del Niño. Tomo I, Montevideo: : PeñoHmos. Impresores, 1919, p.125-128.

ANALES de Instrucción Primária, Ano XIV – Tomo XIV – nº 1-6, Montevideo: Imprenta El Siglo, 1916. Ilustrado.

BENJAMIN, Walter. Paris capital do século XIX. In: KOTHE, Flávio (Org).Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1995. P.30-43.

CARLI, Sandra. Niñez, pedagogia e política: transformaciones de los discursos acerca de la infância em la historia de la educacion argentina entre 1880 e 1955. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2003.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados: Instituto de Estudos Avançados - USP, São Paulo, v. 5, n. 11, 1991.

COMITÉ NACIONAL BRAZILEIRO DO PRIMERO CONGRESSO AMERICANO DA CREANÇA. 3º Boletim, maio e junho de 1916. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. 1916.

COMITÉ NACIONAL BRAZILEIRO DO PRIMERO CONGRESSO AMERICANO DA CREANÇA. 4º Boletim, julho a agosto de 1916. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. 1917. 503p.

CONGRESO AMERICANO DEL NIÑO, 2, mayo de 1919, Montevideo. Antecedentes y organización; programas; sesionesplenarias; visitas; excursiones; votos aprobadosenplenarios. Tomo I. Montevideo: PeñoHmos. Impresores, 1919a. 266 p.

CONGRESO AMERICANO DEL NIÑO, 2, mayo de 1919, Montevideo. Actas y trabajos de lasección de Higiene y Asistencia. 1ª, 2ª, 3ª, Plenaria y 4Sesiones. Tomo IV. Montevideo: PeñoHmos. Impresores, 1920. 651p.

CONGRESO AMERICANO DEL NIÑO, 2, mayo de 1919, Montevideo. Compilación de documentos Enseñanza, Carpeta III. Montevideo: mimeo, 1919. 293p.

CONGRESO AMERICANO DEL NIÑO, 2, mayo de 1919, Montevideo. Compilación de documentos Enseñanza, Carpeta V. Montevideo: mimeo, 1919. 168p.

CONGRESO AMERICANO DEL NIÑO, 2, mayo de 1919, Montevideo. Compilación de documentos Enseñanza, Carpeta VIII. Montevideo: mimeo, 1919. 187p.

CONGRESO AMERICANO DEL NIÑO, 2, mayo de 1919, Montevideo. Compilación de documentos Sociología y Legislación, Carpeta IX. Montevideo: mimeo, 1919. 280p.

CONGRESO AMERICANO DEL NIÑO, 2, mayo de 1919, Montevideo. Compilación de documentos Sociología y Legislación, Carpeta X. Montevideo: mimeo, 1919. 156p.

FARGE, Arlete. Lugares para a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GEREMEK, Bronislaw. Le radici comuni dell’Europa. A cura di Francesco M. Cataluccio. Milano: Il Saggiatore, 1991.

HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

KUHLMANN JR., Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

KUHLMANN JR., Moysés. História da educação, comparação e classificação. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, VI, 2006, Uberlândia. Anais... do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia, 2006. v. 1, p. 6429-6438. Disponível em http: /www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/581KuhlmannAtual.pdf>. Acesso em....

LA VANGUARDIA, órgão de comunicação do Partido Socialista Argentino, março de 1913 e julho de 1916, Buenos Aires.

MEIRA E SÁ, Francisco de Sales. ”Do problema capital, urgente, inadiável do Brasil nas suas duas faces”. Terceiro Congresso Americano da criança e Primeiro Congresso Brasileiro de Proteção à Infância. 7º Boletim, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1924, p. 434-445.

MORQUIO, Luis. Discurso del Presidente del Congreso Dr. Luis Morquio na Sessão Solene Inaugural em 18 de Maio de 1919. Segundo Congreso Americano del Niño. Tomo I, Montevideo: PeñoHmos. Impresores, 1919, p. 75-94.

MOTTA, Marly Silva da. A nação faz cem anos: a questão nacional no centenário da independência. Rio de Janeiro: Editora FGV: CPDOC, 1992. 129 p.

NUNES, Eduardo Netto. A Infância como portadora do futuro na América Latina: 1916-1948. 2011, 00 f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

OSSENBACH, Gabriela. Estado y Educación en América Latina a partir de su independencia (siglos XIX y XX). Revista Iberoamericana de Educación , n.1 1, Enero/Abril 1993 . Dispovível em: < http://www.rieoei.org/oeivirt/rie01a04.htm> . Acesso em 23 de janeiro.

PAZ SOLDAN, Carlos Enrique. Los Niños. Lima: Ediciones La Reforma Medica, 1944. 483 p.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Nós e Os Outros: As Exposições Universais e o Imaginário Europeu sobre a América. In: Bessoni, Tânia Maria Tavares.; Queiroz, Tereza Aline de (Orgs.). América Latina: Imagens, Imaginação e Imaginário. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1997.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PRIMER CONGRESSO AMERICANO DE NIÑO, 4º boletin, Imp. Escoffier, Caracciolo y cia, Buenos Aires, 1916.

PRIMER CONGRESSO NACIONAL DEL NIÑO, Conclusiones, Imp. Escoffier, Caracciolo y cia, Buenos aires,1913.

RIZZINI, Irene. Reflexões sobre pesquisa histórica com base em idéias e práticas sobre a assistência à infância no Brasil na passagem do século XIX para o XX.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100019&lng=en&nrm=abn>. Acesso on: 27 Abr;. 2015.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Difel, 1979.

SOBRAL, Francisco Fernandes. Terceiro Congresso Americano da Criança e Primeiro Congresso Brasileiro de Proteção à Infância. 7º Boletim, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1924, p. 304.

SOUZA, Gizele de & HOELLER, Solange. Instrução e educação higiênica da infância catarinense na Primeira República (1910-1930). Roteiro, Joaçaba, v. 32, n. 2, p. 183-200, jul./dez. 2007.

Downloads

Publicado

2015-06-12

Como Citar

SOUZA, Gizele de; CORDEIRO, Andréa. Os primeiros Congressos Americanos da Criança e a pan-americanização dos debates sobre a infância (1916 a 1922). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 05–28, 2015. DOI: 10.5965/2175180307142015005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180307142015005. Acesso em: 22 dez. 2024.