Sentidos de "digital" em disputa no currículo de história: que implicações para o ensino desta disciplina?

Autores

  • Marcella Albaine Farias da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carmen Teresa Gabriel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180306122014165

Resumo

Este texto admite como base inicial de reflexão as muitas articulações que já se fizeram no campo educacional em torno dos significantes ‘ensino’ e ‘tecnologia’, em geral, fixando sentidos ligados à ideia de ‘inovação’, ‘afinamento com os novos tempos’ e/ou ‘facilitador da aprendizagem’. No caso da disciplina História, fala-se recorrentemente que a utilização das chamadas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) pode gerar novas práticas, indo de encontro ao tão combatido ensino ‘tradicional’, ligado à ‘lógica da memorização’. Sem refutar ou corroborar tais afirmativas, e amparando-se nas contribuições das teorizações do discurso formuladas por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, a análise procura mostrar que fixar e disputar ‘sentidos de digital’ no currículo de História é uma ação política, que mobiliza/desloca a fronteira da própria definição do que é e do que não é a ciência/conhecimento histórico na contemporaneidade, provocando alterações, portanto, tanto na cultura histórica, quanto na cultura escolar. Tendo como empiria o Edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, entendido como texto curricular, o estudo evidencia e problematiza a forma como as disputas em torno da significação e fixação de ‘sentidos de digital’ têm aparecido na área de História, produzindo deslocamentos em meio às práticas articulatórias que fixam sentido para a interface ‘ensino’-‘tecnologia’.

Palavras-chave: História – estudo e ensino; Currículo

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Biografia do Autor

Marcella Albaine Farias da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Cursando especialização em Tecnologias da Informação aplicadas à Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2014-09-29

Como Citar

COSTA, Marcella Albaine Farias da; GABRIEL, Carmen Teresa. Sentidos de "digital" em disputa no currículo de história: que implicações para o ensino desta disciplina?. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 165–185, 2014. DOI: 10.5965/2175180306122014165. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180306122014165. Acesso em: 22 dez. 2024.