Ditadura Militar: mais do que algozes e vítimas. A perspectiva de Carlos Fico

Autores

  • Silvia Maria Fávero Arend UDESC
  • Rafael Rosa Hagemeyer UDESC
  • Reinaldo Lindolfo Lohn UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180305102013464

Resumo

Carlos Fico é Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua formação acadêmica ocorreu na própria UFRJ, na Universidade Federal Fluminense (Mestrado) e na Universidade de São Paulo (Doutorado em História Social e Pós-Doutorado). Atuou ainda na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seu trabalho docente é voltado para ao ensino de Teoria e Metodologia da História e de História do Brasil Republicano. É um profícuo autor de artigos e livros que apresentam o resultado de suas investigações em temas como a ditadura militar no Brasil e na Argentina, historiografia brasileira, rebeliões populares no Brasil republicano e história política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Criou o Centro Nacional de Referência Historiográfica na UFOP, juntamente com Ronald Polito. Foi "Cientista do Nosso Estado" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro entre 2003 e 2006. Recebeu o Prêmio Sergio Buarque de Holanda de Ensaio Social da Biblioteca Nacional em 2008. Durante o Simpósio Nacional de História, ocorrido em Natal, dispôs-se a conceder esta entrevista para Tempo e Argumento, na qual expôs suas fundamentadas interpretações sobre as complexas relações entre a ditadura militar e a sociedade brasileira, bem como suas perspectivas sobre a História do Tempo Presente. Foi entrevistado por Silvia Maria Fávero Arend, Rafael Rosa Hagemeyer e Reinaldo Lindolfo Lohn, docentes do Programa de Pós Graduação em História da UDESC. A entrevista foi transcrita pelo mestrando Hudson Campos Neves.

Biografia do Autor

Silvia Maria Fávero Arend, UDESC

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rafael Rosa Hagemeyer, UDESC

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Reinaldo Lindolfo Lohn, UDESC

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

AREND, S. M. F.; HAGEMEYER, R. R.; LOHN, R. L. Ditadura Militar: mais do que algozes e vítimas. A perspectiva de Carlos Fico. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 464 - 483, 2013. DOI: 10.5965/2175180305102013464. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305102013464. Acesso em: 23 jul. 2021.