NOVA VARSÓVIA, LABORATÓRIO DE OCUPAÇÃO OU NINHO DE TERRORISTAS?: A Faixa de Gaza e a vida nua <em> NEW WARSAW, OCCUPATION LAB OR NEST OF TERRORISTS?: The Gaza Strip and the bare life </em>

Autores

  • Fábio Bacila Sahd

Resumo

http://dx.doi.org/10.5965/2175180304012012141

A partir de 2005, quando o governo israelense retirou seus colonos e militares da Faixa de Gaza, o território palestino foi cada vez mais isolado e cercado e seus habitantes submetidos a punições coletivas e a morte violenta. A política securitária de Israel em relação à Faixa, adotada oficialmente para coibir o terrorismo palestino, tem culminado em um longo sofrimento para a população local como um todo, que vê suas condições de vida se deteriorarem com uma privação generalizada de serviços e bens básicos. Destituindo-se do discurso oficial simplificador da guerra contra o terror, nesse contexto no qual a violência foi ainda mais banalizada, busca-se analisar a pertinência de considerar Gaza pelos conceitos que pensam a política na modernidade, como imunitas, campo e homo sacer. O artigo apresenta sucintamente esses conceitos verificando, com base em testemunhos e relatórios de organizações não governamentais, sua contribuição à compreensão do caso específico.  

 

Palavras-chave: Territórios Palestinos Ocupados. Cultura da Impunidade. Israel. Homo sacer. Desengajamento Unilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Bacila Sahd

Graduado em história na UFPR, especialista na Faculdades Bagozzi e mestre na UEM. Autor do livro Oriente Médio desmistificado: fundamentalismo, terrorismo e barbárie.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

SAHD, F. B. NOVA VARSÓVIA, LABORATÓRIO DE OCUPAÇÃO OU NINHO DE TERRORISTAS?: A Faixa de Gaza e a vida nua <em> NEW WARSAW, OCCUPATION LAB OR NEST OF TERRORISTS?: The Gaza Strip and the bare life </em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 141 - 170, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304012012141. Acesso em: 3 out. 2022.