FLORIANÓPOLIS: espaço urbano, poder público e disciplinarização - (décadas 1910 e 1920)<em>FLORIANOPOLIS: urban space, public power and discipline (the 1910s and 1920s)</em>
Resumo
http://dx.doi.org/10.5965/2175180303012011096
Este artigo tem por objetivo discutir o aprimoramento do aparato legislativo implantado em Santa Catarina e em sua Capital, especialmente durante as décadas de 1910 e 1920, dispositivo este que pretendeu melhor organizar e controlar o deslocamento dos veículos – motorizados e/ou operados por força motriz animal – pelas vias intermunicipais e pelas ruas do perímetro urbano da cidade de Florianópolis. Analisamos, também, as percepções expressas pelos órgãos governamentais locais a respeito das tentativas colocadas em prática para prover o saneamento e a higienização do perímetro urbano da capital catarinense. Essas ações disciplinadoras objetivaram adequar este espaço às posturas civilizatórias propagadas pelas elites locais, observadas naquelas facções ligadas ao viés republicano que almejavam – pelo menos em teoria – o progresso material e moral da sociedade brasileira da época.
Palavras-chave: disciplinarização; condutas sociais; municipalidade; saneamento; higienização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.