Sociabilidade homoerótica e relações identitárias: o caso do jornal o snob (Rio de Janeiro, década de 1960)

Autores

  • Rogerio da Silva Martins da Costa Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - UniIBMR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180302022010061

Palavras-chave:

sociabilidades, homoerotismo, relações de  gênero, imprensa

Resumo

Este artigo estuda uma rede de sociabilidade homoerótica na cidade do Rio de  Janeiro, na década de 1960, pela análise de relatos contidos no jornal  doméstico "O Snob" (1963   a 1969), produzido por um dos grupos que formavam essa rede e que circulava entre os seus participantes. Trata-se de  uma investigação das construções identitárias que esses personagens realizaram  em um espaço de sociabilidade segregado da sociedade maior, mas ao mesmo tempo  dialogando com ela. Analisando os  assuntos que esses grupos abordaram internamente, tendo como pano de fundo as  normas heterocentradas de comportamento vigentes no período, identifiquei  experimentos originais em busca de um “corpo homossexual normal”. As mudanças  sociossexuais promovidas por esses experimentos refletiram-se nos seus espaços de sociabilidade e nas parcerias sexuais  estabelecidas, propiciando o surgimento de novas possibilidades sexuais e/ou  afetivas. Assim, tento demonstrar que a forma de integração empreendida pelos  grupos em estudo estava diretamente ligada a certa inflexibilidade dos papéis  de gênero da época, rigidez que com o tempo foi se distanciando das antigas  para construir novas maneiras de atuar. Estudar a trajetória peculiar dos  grupos que formavam a rede, associando-a aos movimentos identitários próprios  de seu tempo, pode contribuir para discutir a história dos direitos  individuais, mais especificamente da luta pela igualdade sexual, e para o  debate sobre ocupação de espaços gays.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio da Silva Martins da Costa, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - UniIBMR

Graduado em Ciências Sociais (UERJ). Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais no Programa de História, Política e Bens Culturais da FGV. Especialista em Sociologia Urbana (UERJ) e em Sexualidade Humana (IBMR). Professor Horista da disciplina Ciências sociais e Sexualdade na especialização em Sexualidade Humana da UniIBMR.

Referências

CÂMARA, C. Cidadania e orientação sexual: a trajetória do grupo Triângulo Rosa. Rio de Janeiro: Academia Avançada, 2002.

COSTA, J. F. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.

COSTA, R. S. M. Sociabilidade homoerótica masculina no Rio de Janeiro na década de 1960: relatos do jornal O Snob. Rio de Janeiro: Programa de Pós Graduação de História, Política e Bens Culturais (PPHPBC); Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC); Fundação Getulio Vargas (FGV), 2010. Disponível em: http://virtualbib.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/6564/CPDOC2010Rog%C3%A9rioSMartinsCosta.pdf?sequence=1.

ERIBON, D. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

FRY, P. Para inglês ver: identidade e cultura na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

GAGNON, J. H. Uma interpretação do desejo: ensaios sobre o estudo da sexualidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1988.

GUIMARÃES, C. D. O homossexual visto por entendido. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

GREEN, J. N. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: Unesp, 1999.

MACRAE, E. A construção da igualdade: identidade sexual e política no Brasil da abertura. Campinas: Unicamp,1990.

MISSE, M. O estigma do passivo sexual: um símbolo de estigma no discurso cotidiano. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.

SILVA, J. F. B. Homossexualismo em São Paulo: estudo de um grupo minoritário.In: GREEN, J.; TRINDADE, R. (Org.). Homossexualismo em São Paulo e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2005. p. 41-177. Primeira edição publicada em 1957.

VANCE, C. S. A antropologia redescobre a sexualidade: um comentário teórico. Phisis: Revista de Saúde Pública. Rio de Janeiro: UERJ-IMS, v. 5, n. 1, 1995. p. 7-31.

Downloads

Publicado

2010-12-09

Como Citar

COSTA, Rogerio da Silva Martins da. Sociabilidade homoerótica e relações identitárias: o caso do jornal o snob (Rio de Janeiro, década de 1960). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 61–92, 2010. DOI: 10.5965/2175180302022010061. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2059. Acesso em: 28 abr. 2024.