Controle e erradicação de uma doença: história da poliomielite e seus atores

Autores

  • Laurinda Rosa Maciel Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DAD
  • Anna Beatriz de Sá Almeida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES

Palavras-chave:

história da poliomielite, poliomielite, acervo de história oral, saúde pública

Resumo

O principal objetivo deste artigo é divulgar o acervo de depoimentos orais Memória da Poliomielite,  pesquisa empreendida no âmbito do projeto ‘A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil, que consta de 31depoimentos, com personagens que atuaram como gestores públicos, epidemiologistas, cientistas, técnicos e médicos, com  diversas inserções e trajetórias visando à erradicação da poliomielite no Brasil e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurinda Rosa Maciel, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DAD

Historiadora de formação, com mestrado e doutorado em história social na UFF, Niterói- RJ- Brasil. Tecnóloga e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz aonde atua nas áreas de acervo de deppoimentos orais  e história das doenças.

Anna Beatriz de Sá Almeida, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES

Historiadora de formação, com mestrado e doutorado em história social na UFF, Niterói- RJ- Brasil. Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz aonde atua nas áreas de história da saúde e das doenças e na constituição de acervo de deppoimentos orais.

Referências

ALBERTI, V. Manual de História Oral. 2. ed. ver. e atual. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BOSI, E. Memória e Sociedade – Lembranças de velhos. Cia. das Letras: São Paulo, 1994.

EVANS, A. The eradication of communicable diseases: myth or reality? American Journal of Epidemiology, vol. 122, nº 2, pp. 199-207, 1985.

FERREIRA, M & AMADO, J (orgs.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.

Oral history: challengers for the XXIst Century. Xth International Oral History Conference. Rio de Janeiro, FGV, 14-18 jun. 1998.

TEMPORÃO, J. G. “O Programa Nacional de Imunizações (PNI): origens e desenvolvimento. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, vol. 10 (suplemento 2): 601-617, 2003.

UNICEF. Cuidados Primários de Saúde: Relatório, Brasília, 1978. Conferência Internacional - Cuidados Primários de Saúde, Alma-Ata, URSS, 1978.

AMARAL, Cláudio. Fita 3, lado B e Fita 4, lado A. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

BUENO, Helvécio. Fita 1, lado B. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

LAENDER, Fernando. Fita 1, lado B. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2002.

LIMA, João. Fita 3, lado A. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2002.

MARANHÃO, Eduardo. Fita 1, lado A e B e Fita 4, lado A. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

MOHERDAUI, Fábio. Fita 1, lado A. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

PALMEIRA, Guido. Fita 1, lado A e B. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

PEDREIRA, Maria Cristina. Fita 1, lado B. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

PINTO, Oacyr de Almeida. Fita 1, lado A e Fita 2, lado A. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

QUADROS, Ciro de. Fita 2, lado B. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

VERANI, José Fernando. Fita 1, lado A e Fita 3, lado A. Acervo de Depoimentos Orais: A história da poliomielite e de sua erradicação no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/DEPES/DAD, 2001.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

MACIEL, Laurinda Rosa; ALMEIDA, Anna Beatriz de Sá. Controle e erradicação de uma doença: história da poliomielite e seus atores. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 200–220, 2010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1912. Acesso em: 28 mar. 2024.