Errância e exílio na soul music: do movimento Black-Rio nos anos 70 ao Quarteirão do Soul em Belo Horizonte, 2010

Autores

  • Rita Aparecida da Conceição Ribeiro Minas Gerais State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180302022010154

Palavras-chave:

identidade negra, Soul music, cultura de massas

Resumo

No decorrer do século 20, presenciamos diversas diásporas. Algumas claramente abordadas pelos veículos de comunicação de massa, outras nem tanto. O presente trabalho pretende abordar o surgimento de um movimento de afirmação da identidade negra no Brasil, o movimento Black-Rio, surgido em meados dos anos 70, alvo de perseguição não apenas da ordem política, mas também dos veículos de comunicação até sua extinção, ainda na década de 70. A importância do Black-Rio confirma-se trinta anos depois, na constituição do Quarteirão do Soul em Belo Horizonte, movimento que tem ideário similar. Iniciado em 2004, no centro da cidade por um grupo de amigos, transformou-se em espaço de sociabilidade e afirmação da identidade negra. Assim como seu antecessor, começa a sofrer represálias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, Minas Gerais State University

Publicitária, Mestre em Comunicação Social, Doutora em Geografia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, imprensa, estado autoritário (1968-1978). São Paulo: EDUSC, 1999.

ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro, não. Rio de Janeiro: Record, 2005.

BAHIANA, Ana Maria. Almanaque dos anos 70. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006a.

______. Nada será como antes: MPB anos 70 - 30 anos depois. Rio de Janeiro: Ed. Senac-Rio, 2006b.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

______. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder. São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2006.

DOPS: a lógica da desconfiança. 2 ed. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Justiça; Aperj, 1996. 77 p.

ESSINGER, Silvio. Batidão: uma história do funk. Rio de Janeiro: Record, 2005.

FRIAS, Lena. Black Rio - O Orgulho (Importado) de Ser Negro no Brasil. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 17 jul. 1976. Caderno B.

GIACOMINI, Sonia Maria. A alma da festa: família, etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de Janeiro - o Renascença Clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Anuário estatístico do Brasil 1959. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 20.

______. Anuário estatístico do Brasil 1970. Rio de Janeiro: IBGE, 1970. v. 31.

JORGE, Fernando. Cala a boca, jornalista! o ódio e a fúria dos mandões contra a imprensa brasileira. São Paulo: Novo Século, 2008.

KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI.São Paulo: Contexto, 2007.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários. São Paulo: Ed. Página Aberta, 1991.

LEAMING, Bárbara. Orson Welles. Porto Alegre: L&PM, 1987.

MELLO, Zuza Homem de. A era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Ed. 34, 2003.

MIDANI, André. Música, ídolos e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MOTTA, Nelson. Noites tropicais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

______. Vale tudo: o som e a fúria de Tim Maia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

MUGGIATI, Roberto. Blues: da lama à fama. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

NOVAES, Adauto (Org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2005.

Os Arquivos das Polícias Políticas: reflexos de nossa história contemporânea.Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro, 1994.

ROCHA, Amara. Nas ondas da modernização: o rádio e a TV no Brasil de 1950 a 1970. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SAUNDERS, Frances Stonor. Quem pagou a conta? Rio de Janeiro: Record, 2008.

SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. São Paulo: Ed. 34, 1998. v. 2: 1958-1985.

SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

THAYER, Allen. Black Rio - Brazilian Soul and DJ Culture’s Lost Chapter. Illustration by Alberto Forero. Revista Waxpoetics, New York, n. 16, abr./maio 2006. p. 88-106.

THOMPSON, John B. A midia e a modernidade:uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.

______. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 2002.

VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teoria e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2010-12-09

Como Citar

RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição. Errância e exílio na soul music: do movimento Black-Rio nos anos 70 ao Quarteirão do Soul em Belo Horizonte, 2010. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 154–180, 2010. DOI: 10.5965/2175180302022010154. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1804. Acesso em: 22 dez. 2024.