Ferramenta de visualização de dados e processamento de texto: análise de reviews de viajantes no TripAdvisor

Autores

  • Yussif Tadeu de Barcelos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Paulo Resende Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-5771-802X

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419003042014025

Palavras-chave:

text mining, visuzalização de dados, avaliação de comentários de hotéis , gerenciamento e análise de dados da web , gestão hoteleira

Resumo

A proposta deste estudo é demonstrar o desenvolvimento e a aplicação de softwares para a análise de dados, de modo a proporcionar novas diretrizes para o uso de grandes quantidades de texto não estruturado no contexto da gestão. Esse projeto teve como base um estudo sobre o engajamento de viajantes com hotéis de um destino turístico através de reviews online em websites de planejamento de viagens. Os dados foram coletados automaticamente, pré-processados, categorizados e disponibilizados em visualizações interativas e dinâmicas para análises qualitativas e quantitativas dos comentários. Os resultados demonstram como a categorização por temas e a visualização de dados em gráficos podem condensar as informações disponíveis em uma rede social especializada de turismo (TripAdvisor).

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Biografia do Autor

Yussif Tadeu de Barcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-graduado em Data Science & Big Data pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora pela Universidade do Algarve, UALG, Portugal.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Graduada em Bacharelado em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Face -Faculdade de Ciências Econômicas.

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora pela Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Marcos Paulo Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Pedagógico Brasileiro, IPB, Brasil

Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Pedagógico Brasileiro, IPB, Brasil

Especialista em Administração Pública pelo Instituto Pedagógico Brasileiro, IPB, Brasil

Graduado em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

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Publicado

2014-12-23

Como Citar

Barcelos, Y. T. de, Gosling, M., Coelho, M. de F., & Resende, M. P. (2014). Ferramenta de visualização de dados e processamento de texto: análise de reviews de viajantes no TripAdvisor. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 3(6), 25–39. https://doi.org/10.5965/2316419003042014025

Edição

Seção

Artigos