O modelo de internacionalização de Uppsala sob a ótica da Visão Baseada em Recursos (RBV)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419003032014001Palavras-chave:
Uppsala, internacionalização, visão baseada em recursos, RBVResumo
A escola de Uppsala propõe um modelo que considera o aumento gradual do nível de internacionalização da firma, através da obtenção de conhecimento sobre novos mercados e comprometimento de recursos. Mudanças no ambiente de negócios e releituras teóricas levaram ao reconhecimento da influência das redes de negócio sobre os processos de aprendizagem e obtenção de conhecimento. Este estudo tem por objetivo analisar o modelo conceitual de Uppsala e seus desdobramentos, a partir da Visão Baseada em Recursos (RBV). Desta forma, pretende-se discutir o papel dos recursos e capacidades para a geração de conhecimento e aprendizagem das empresas durante processos de internacionalização.
Downloads
Referências
BARNEY, Jay B. Strategic factor markets: Expectations, luck, and business strategy. Management science, v. 32, n. 10, p. 1231-1241, 1986.
BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.
DIB, Luis Antonio; CARNEIRO, Jorge. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. Anais do XXX ENANPAD. Salvador: ANPAD, 2006.
CARVALHO, Carlos Augusto Septímio de; DIB, Luis Antônio da Rocha. RECONCILIANDO O MODELO DE UPPSALA COM A PERSPECTIVA DE NETWORKS: REVISÃO CRÍTICA E INTEGRATIVA. Revista de Administração FACES Journal, v. 12, n. 2, 2013.
CHIAVEGATTI, Debora; TUROLLA, Frederico Araujo. Risco no Modelo de Internacionalização de Uppsala. Revista Organizações em Contexto-online, v. 7, n. 13, p. 129- 156, 2011.
COLLIS, David J. Researc note: how valuable are organizational capabilities?. Strategic management journal, v. 15, n. S1, p. 143-152, 1994.
ERIKSSON, Kent et al. Experiential knowledge and cost in the internationalization process. Journal of international business studies, v. 28, p. 337-360, 1997.
FLORIANI, Dinorá Elite; FLEURY, Maria Tereza. O efeito do grau de internacionalização nas competências internacionais e no desempenho financeiro da PME Brasileira. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 3, p. 438-458, 2012.
GÓES, B. B., & ROCHA, A. (2007, maio). A Lógica Geoestratégica da Expansão Empresarial: Estudo de Caso de uma Empresa Brasileira. Anais do Encontro De Estudos Em Estratégia. São Paulo. São Paulo, Brasil, 3.
HILAL, Adriana; HEMAIS, Carlos A. O processo de internacionalização na ótica da escola nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 109-124, 2003.
JARILLO, J.; MARTINEZ, J. The international expansion of Spanish firms: towards an integrative framework for international strategy. Corporate and industry strategies for Europe, p. 283-302, 1991.
JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firm — a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Jornal of international business studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.
JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of international business studies, v. 40, n. 9, . 1411-1431, 2009.
JOHANSON, Jan; WIEDERSHEIM‐PAUL, Finn. The internationalization of the firm — four swedish cases 1. Journal of anagement studies, v. 12, n. 3, p. 305-323, 1975.
LEI, Han-Sheng; CHEN, Yung-Shuan. The right tree for the right bird: Location choice decision of Taiwanese firms’ FDI in China and Vietnam. International Business Review, v. 20, n. 3, p. 338-352, 2011.
LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira; PRIMO, Marcos André Mendes. Cadeias globais: uma contribuição da RBV no processo de internacionalização. Produto & Produção, v. 15, n. 1, p. 10-21, 2014.
PHILLIPS MCDOUGALL, Patricia; SHANE, Scott; OVIATT, Benjamin M. Explaining the formation of international new ventures: The limits of theories from international business research. Journal of business venturing, v. 9, n. 6, p. 469-487, 1994.
MAZON, Fernando Sergio; DA SILVA, Wesley Vieira. Internacionalização De Pequenos E Médios Empreendimentos: Benefícios Para A Gestão E Geração De Conhecimento. SIMPOI-Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2009.
MELIN, Leif. Internationalization as a strategy process. Strategic Management Journal, v. 13, n. S2, p. 99-118, 1992.
MILLINGTON, Andrew I.; BAYLISS, Brian T. The process of internationalisation: UK companies in the EC. MIR: Management International Review, p. 151-161, 1990.
OLIVEIRA, Brigitte Renata B. et al. Processo de formação de estratégias internacionais na fruticultura brasileira: uma abordagem integrada. Cadernos Ebape, v. 7, n. 2, p. 295-313, 2009.
PENG, Mike W. The resource-based view and international business.Journal of Management, v. 27, n. 6, p. 803-829, 2001.
PENROSE, Edith Tilton. The Theory of the Growth of the Firm. Oxford University Press, 1996.
PETERAF, Margaret A. The cornerstones of competitive advantage: A resource‐based view. Strategic management journal, v. 14, n. 3, p. 179-191, 1993.
PRAHALAD, C. K.; HAMEL, Gary. The core competence of the corporation.Boston (MA), p. 235-256, 1990.
REYNOSO, Carlos Fong; FIGUEROA, Luis Ernesto O campo. Intangible resources as a determinant of accelerated internationalization. Global Journal of Business Research–GJBR, v. 4, n. 4, p. 95-105, 2010.
ROCHA, A. da; ALMEIDA, Victor. Estratégias de entrada e de operação em mercados internacionais. TANURE, B.; DUARTE, RG Gestão internacional. São Paulo: Saraiva, 2006.
SALAZAR, Viviane Santos et al. Resourced based view: Das proposições de Penrose à Internacionalização. RAUnP-ISSN 1984-4204, v. 5, n. 1, p. 71-80, 2012.
SALVADOR, Regina Lúcia de Carvalho Drummond; PORTO, Lana; PESSOA, Fabiana Lana.
ANÁLISE DO MODELO DE UPPSALA COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA SUA OPERACIONALIZAÇÃO. Gestão e Sociedade, v. 2, n. 3, 2009.
SHARMA, Varinder M.; ERRAMILLI, M. Krishna. Resource-based explanation of entry mode choice. Journalof Marketing Theory and Practice, p. 1-18, 2004.
SCHWEIZER, Roger; VA LNE, Jan-Erik; JOHANSON, Jan. Internationalization as an entrepreneurial process. Journal of International Entrepreneurship, v. 8, n. 4, p. 343-370, 2010.
TEECE, David J.; PISANO, Gary; SHUEN, Amy. Dynamic capabilities and strategic management. 1997.
TREVINO, Len J.; GROSSE, Robert. An analysis of firm-specific resources and foreign direct investment in the United States. International Business Review, v. 11, n. 4, p. 431-452, 2002.
WERNERFELT, Birger. A resource‐based view of the firm. Strategic management journal, v. 5, n. 2, p. 171-180, 1984.
WESTHEAD, Paul; WRIGHT, Mike; UCBASARAN, Deniz. The internationalization of new and small firms: A resource-based view. Journal of business venturing, v. 16, n. 4, p. 333-358, 2001.
WHITELOCK, Jeryl. Theories of internationalisation and their impact on market entry. International marketing review, v. 19, n. 4, p. 342-347, 2002.
WINTER, Sidney G.; NELSON, Richard R. An evolutionary theory of economic change. University of Illinois at Urbana-Champaign's Academy for Entrepreneurial Leadership Historical Research Reference in Entrepreneurship, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ana Paula Pydd Teixeira, Francisco Sperotto Flores
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.