Aplicação de raciocínio baseado em casos no suporte a decisão de um sistema Web de HELP DESK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747101022012001

Palavras-chave:

MVC, JPA, Java, Web, sistemas de suporte a decisão, inteligência artificial, raciocínio baseado em caos

Resumo

Este artigo apresenta a elaboração de um sistema web de help desk utilizando a técnica de inteligência artificial Raciocínio Baseado em Casos (RBC). O sistema é aplicado no domínio técnico de help desk de uma empresa desenvolvedora de aplicações de automação comercial. Utilizando a linguagem de programação Java em conjunto com frameworks de desenvolvimento web, o sistema foi desenvolvido para auxiliar no suporte a decisão dos técnicos envolvidos com atendimento a clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Joel Pilger, Universidade Regional de Blumenau

Pós-graduado em Tecnologia para o Desenvolvimento Aplicações Web pela Universidade de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Contestado, UNC, Brasil.

Marcel Hugo, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em Ciência da Computação - Bacharelado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Referências

BARBOSA, Rodrigo Rafael. Aplicação de uma FAQ baseada em técnicas de RBC no suporte a decisão aos clientes da empresa EDUSOFT Tecnologia LTDA. Blumenau, 2012. Disponível em: <http://campeche.inf.furb.br/tccs/2012-I/TCC2012-1-16-VF-RodrigoRBarbosa.pdf>. Acesso em 02 Dez. 2012.

CAVALARI, Gabriel. O. T.; COSTA, Heitor. A. X. Modelagem e Desenvolvimento de um Sistema Help-Desk para a Prefeitura Municipal de Lavras - MG. Revista Facela. Curitiba, 2005. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/reinfo/article/viewFile/158/50>. Acesso em: 02 Dez. 2012.

CORDEIRO, Gilliard. Aplicações Java para web com JSF e JPA. São Paulo: Casa do Código, 2012.

FERNANDES, Anita Maria da Rocha; GUCKERT, Richard Marthendal; MOREIRA, Daniela Souza; Aplicação de uma FAQ Baseada em RBC para Suporte a Usuários de um Sistema Web. Criciúma, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/index.php/sulcomp/article/download/281/289.pdf>. Acesso em: 02 Dez. 2012.

GOMES, Yuri Marx P. Java na Web com JSF, Spring, Hibernate e Netbeans 6. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

GONÇALVES, Edson. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

GONÇALVES, Edson. Dominando Java Server Faces e Facelets utilizando Spring 2.5, Hibernate e JPA. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

REZENDE, Solange Oliveira. Sistemas Inteligentes: Fundamentos e Aplicações. Barueri: Manole, 2003.

WANGENHEIM, Christiane Gresse Von, WANGENHEIM, Aldo Von. Raciocínio Baseado em Casos. Barueri: Manole, 2003.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Pilger, D. J., & Hugo, M. (2012). Aplicação de raciocínio baseado em casos no suporte a decisão de um sistema Web de HELP DESK. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 1(2), 01–09. https://doi.org/10.5965/2764747101022012001

Edição

Seção

Artigos