PESQUISA EM CONTABILIDADE NO BRASIL: Estudo bibliométrico de três periódicos
Resumo
A comunicação científica é um ponto importante para a sociedade, vez que é um meio necessário para a divulgação da produção científica. Nos periódicos são divulgadas pesquisas que ajudam a disseminar o conhecimento para os mais diversos usuários. A pesquisa tem como objetivo analisar as características de todos os artigos de três periódicos nacionais de Contabilidade, eles são: Revista Ambiente Contábil, Revista Sociedade Contabilidade e Gestão e Revista Contabilidade e Controladoria. Para tal foi utilizado um modelo bibliométrico para o levantamento das características dos artigos observando-se as seguintes variáveis: total de artigos publicados, número de fascículos, quantidade de artigos por fascículos, quantidade de autores por artigo, total de referências usadas e tipos de macro-temas. Quanto às características dos autores foi observado: afiliação acadêmica e a categoria, titulação, localidade dos autores e gênero. Dentre os resultados vale destacar que aproximadamente dois terços dos autores são do sexo masculino, nas revistas Sociedade e RC&C há uma maior concentração de doutores, já na Ambiente ocorre maior concentração de mestres. O macro-tema mais abordado foi o da Contabilidade Gerencial e há uma maior concentração de autores da região Sudeste. Os periódicos analisados foram comparados com outros tipos semelhantes de trabalhos, foi observado que as publicações nos três periódicos não seguem uma tendência da Contabilidade contemporânea.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os autores de trabalhos aceitos, automaticamente autorizam a Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí — REAVI, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí — CEAVI, da Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, a publicar o artigo submetido na plataforma e avaliado, cedendo à revista, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes. Com isso, declara-se ainda que a obra cedida é de sua autoria e que assume, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores atestam ainda que o artigo supracitado não foi publicado em nenhum outro periódico brasileiro.
Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e de interesse e apoios financeiros que possam influenciar seu trabalho.