INTERSECÇÕES ENTRE DESIGN THINKINGS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Andreia de Bem Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419006092017077

Resumo

A inovação é elemento integrado à sociedade contemporânea com novas metodologias no fazer pedagógico. A formação do docente amplia-se para uma visão integral do homem que promovendo novas metodologias para o ensino com intersecções de ferramentas diversas. Essas inovações metodoogicas fazem parte de um novo cenário educacional, onde o estudante é mais participativo e autonomo no seu pensar. Isso faz com que o professor procure por um novo fazer pedagógico inserindo nesse planejamento e problámticas que permitam com que o estudante motivesse a aprender. Esse faz com que a sala de aula torne-se um espaço de interação e de problematizações que tenha como pano de fundo as ferramentas do desinger thinking. Esse é utilizado para elaboração das aulas e também para oportunizar novas maneiras de ensinar ao estudantes dessa sociedade do conhecimento. Sendo assim, o objetivo nesse artigo é mapear as intersecções entre design thinking e a formação de professores. Para tanto se realizou uma busca sistemática seguida de uma análise bibliométrica na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo das Ciências Socias intersectando as discussões na área de Engenharia; Ciência da Computação; Ciência ambiental; Artes e Humanidades; Negócios, Gestão e Contabilidade; Ciências da decisão e Medicina e congrega um novo olhar ao fazer pegagócio trazendo então uma discussão que transcenda a modelos cartezianos de ensinar onde aprendizagem se concebia em um processo passivo.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação a Distância e em Auditoria Empresarial. Graduada em Administração pela UFSC e em Pedagogia pela UniCesumar. Coach e Mentora Acadêmica formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância (EaD), aprendizagem e desenvolvimento de competências. Das diferentes atividades desenvolvidas destaca-se uma atuação por resultado, como: coach e mentora acadêmica, capacitação de equipe, capacitação de professores, designer educacional, coordenadora de projeto, coordenadora de produção. Como consultora atuou com projetos de segmento público e privado em diferentes parcerias, como: UFSC (em projetos - UAB, UnaSUS, Aluno Integrado, Rede e-Tec Brasil, e-Nova); CEDERJ; Cerfead/IFSC (projetos UAB, PRF, Proforbas); IMAP e Delinea Tecnologia Educacional. Experiência também como pesquisadora, professora formadora, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos e projetos além de ampla atuação com liderança. Autora de livros e artigos científicos. Desenvolvedora e Facilitadora do Programa de Coach e Mentoria "Acadêmico em Ação".

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

INOVA